Estamos atravessando momentos de mudanças rápidas e significativas, o chamado mundo líquido, aonde tudo é mais dinâmico, rápido e veloz. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças vão trabalhar com atividades que ainda não existem. Outra curiosidade é observar que do ano de 2000 para cá, 50% das 500 maiores empresas da Revista Fortune desapareceram.
E você, como se vê dentro desse quadro? Está preparado para fazer a diferença nesse mercado tão dinâmico?
Segundo a CEO da IBM, Ginni Rometty, é muito importante para o futuro das empresas contratar profissionais baseado nas suas habilidades ao invés de apenas analisar seu currículo e diploma.
Por esta razão, algumas características, ao meu ver, são fundamentais para que o profissional do século 21 sobreviva e faça a diferença alcançando, assim, o seu sucesso.
– Motivação: É o combustível que impulsiona os talentos e muitos são perdidos pela falta da motivação. Pense num carro sem combustível, não te levará a lugar nenhum. É importante saber que a motivação tem que ser diária, assim como o banho. Ser um profissional motivado é estar sempre em busca de seus sonhos e objetivos independente dos obstáculos à sua frente.
– Felicidade: Segundo Tony Robbins, escritor e palestrante norte americano, “Sucesso sem felicidade é fracasso” e para que você seja realmente feliz e atinja o seu sucesso é fundamental amar o que faz, caso contrário você simplesmente desiste, dizia Steve Jobs, fundador da Apple. Portanto, procure se auto conhecer para descobrir seu verdadeiro talento.
– Empreendedorismo: Profissionais com perfil de dono são cada vez mais requisitados nas empresas pois possuem iniciativa e visão de longo prazo. É o chamado intraempreendedorismo, a capacidade de empreender dentro da organização. O profissional empreendedor olha a organização como um todo, aonde os processos têm relação entre si, nada é isolado. São características importantes: tomar decisões, assumir riscos, além de desenvolver relacionamentos, característica muito valiosa para gestão de pessoas e na ajuda ao próximo. São profissionais comprometidos, fazem o que tem que ser feito na hora que tem que ser feito. Pesquisas mostram que 30% dos problemas das empresas são de ordem técnica e 70% causados pelas pessoas, pois em algum momento do processo essas pessoas não estavam comprometidas na busca pela excelência.
– Pensamento Crítico: Identificar os prós e contras. Argumentar. Pensar antes de fazer e não simplesmente fazer de forma robótica. Para tanto, demais habilidades como a busca do conhecimento, comprometimento e motivação, são fundamentais.
– Resiliência: Capacidade de suportar o estresse e adversidades sem alterar seus objetivos e processo de decisões. A resiliência se apresenta como uma das mais promissoras das competências e diferencial competitivo, pois proporciona ao profissional tolerância para mudanças e tendência para inovação em momentos difíceis e crise. Pessoas decididas e com objetivos claros saem na frente. São características do profissional resiliente, o controle emocional, alegria e auto estima. O profissional resiliente apresenta grande capacidade para solucionar problemas que, com certeza, é uma habilidade muito valorizada nas organizações
– Criatividade e Inovação: A criatividade é o passo anterior à inovação. Todos têm a capacidade de criar novas ideias, porém uma ideia sem execução de nada serve. Independente da área de atuação, todos têm capacidade de aprender a usar a criatividade, uma vez que ela não é fruto de talento, mas sim de treino. Toda mudança ocorrida no mundo foi fruto de uma ideia que começa a ganhar corpo à medida que sai do papel, iniciando aí o processo de inovação. A criatividade é característica do profissional resiliente que com sua capacidade de solucionar problemas, busca, na criatividade, o melhor caminho.
Finalizando nosso artigo, é fundamental saber qual o seu real objetivo e assim desenvolver e trabalhar as suas habilidades.
Segundo Albert Einstein, há uma força mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade!
Então continue em frente e sucesso!
É hora de mudar o Jogo e fazer o trabalho deixar de ser uma tortura. O mudando o jogo surge com um propósito: auxiliar as pessoas a serem felizes no trabalho. Artigo publicado pelo Gustavo Succi.
Muito além do QI: Conheça o modelo de 7 inteligências O de Albert Einstein era 160. O de Bill Gates e Stephen Hawking, também. O de Marilyn Vos Savant, 228. Mas o QI, o quociente de inteligência, não é –…
Seu comportamento valida sua reputação? Você já parou para pensar que à medida que agimos, pode repercutir de maneira errada para as outras pessoas? Você pode até falar que sim, mas tenho certeza,…
Amadurecimento da ação. Artigo escrito por Dill Casella.
Crie um círculo virtuoso na sua vida! O círculo virtuoso se contrapõe ao círculo vicioso conhecido como uma sucessão ininterrupta e infinita de acontecimentos e consequências que sempre resulta…
Store in store: conheça este modelo de estrutura de lojas. \"Apesar do nome pouco conhecido, a implementação do store in store tem se expandido pouco a pouco no mercado varejista nos últimos anos\". Diz Tiago…