Eu sou apaixonada por Design. Dou aula na universidade de medicina utilizando o Design Thinking há mais 3 anos e utilizo metodologias de Design no meu dia a dia para criar ideias, fazer reuniões, implementar projetos, montar palestras, até para decorar a minha cozinha. Mas eu nunca tinha pensado sobre como o Design me ensinou e entender os serviços de saúde de forma diferente.
A primeira vez que ouvi falar de Design Thinking foi em 2013, em um curso de inovação no Rio de Janeiro. Um desenho muito simples me mostrou um cenário muito amplo: ao olharmos um serviço de saúde do ponto de vista do paciente, entendendo suas dores, seus ganhos e o que ele precisa fazer para conseguir o que ele quer, fica evidente o abismo entre o que é valor para o paciente, para o serviço e para o profissional.
Foi nesse curso que conheci o Levi, CEO da QuesttoNo, e ele acabou sendo um dos responsáveis pelo projeto que me levou para a Singularity University em 2014 - um aplicativo de mapeamento de rotas de bicicleta baseado no comportamento das formigas. Conceitos de Design, User Experience, BioDesign e muitos post-its que me levaram a minha primeira viagem do Design - afinal, o céu não é o limite na NASA.
Lá na Singularity passei 3 meses imersa em inúmeras metodologias que me mostravam como o trabalho colaborativo em equipe multi e interdisciplinares é transformador; como metodologias criativas permitem idéias revolucionárias; como entender o que é importante para o seu consumidor é fundamental para o sucesso do seu propósito; Como não é sobre você, é sobre o seu usuário.
Incorporei o design na minha vida sem sentir, mas acho que ele me tornou uma profissional de saúde muito mais completa, com uma visão mais ampla, mais aberta e mais colaborativa. Acho que a medicina me ensinou a tratar, mas a visão do design me ensinou a cuidar.
Acompanho de perto os projetos da Questtonó desde que conheci o Levi. Achava incrível como eles conseguiam em encontrar soluções inovadoras para os desafios que as pessoas vivenciam todos os dias, desde produtos para a sua cozinha, na logística de combustíveis no Brasil, e até em projetos de comportamento sobre questão de gênero. Papo vai, papo vem, chegamos à conclusão de que unir a expertise da Questtonó com a minha experiência na área de saúde só poderia ser uma BOA ideia.
Lado a lado com minhas atividades como médica e empreendedora, passei a fazer parte do time de inovação da Questtonó como Health Advisor. Sou apaixonada por gente que gosta de gente e estar ao lado de um time que coloca as pessoas em primeiro lugar reforça minha crença de que ainda há muito para se transformar e construir na direção de um mundo melhor e mais humano.
Juntamos nossas expertises e queremos ampliar a conscientização sobre novas maneiras de entregar saúde para a população, de acordo com as suas particularidades, e assim projetar junto com as empresas do setor o que pode vir a ser o futuro da saúde no Brasil.
Vamos mergulhar em cada ecossistema relacionado à saúde, entender suas inúmeras oportunidades e mapear soluções que descompliquem e evoluam os produtos e serviços oferecidos hoje, para que cada indivíduo possa viver a vida em todo o seu potencial. Como diria Paulo Freire:
"O mundo não é, o mundo está sendo...".
Saúde também não é , saúde esta sendo... E nós queremos SER parte dessa mudança. Fiquem de olho!
Onde as marcas erram quando fazem seus canais no Youtube? Publicado por João Pedro Paes Leme.
Paul & Jack - Como liderar para motivar equipes? Motivar equipes é mais do que uma tarefa a se realizar, é uma missão a se cumprir, sobretudo quando desejamos conquistar o sucesso e ser bem-sucedido.…
Como incentivar a “Mente de Colmeia” para sua equipe ser mais engajada? Como eu faço para ter uma equipe mais engajada? Uma equipe preocupada com o crescimento em conjunto para a sustentabilidade de todos?... Artigo publicado…
Falta gente preparada para trabalhar no Varejo. Artigo publicado pelo Artur Ximenes.
10 truques de linguagem corporal para vencer uma negociação. Artigo publicado pelo Glauco Cavalcanti.
Gestão de relacionamento com o cliente: a receita de sucesso para os resultados da sua empresa A satisfação de um cliente certamente é o objetivo principal e fundamental de todo e qualquer negócio. E ainda que este propósito não seja assim tão novo,…