Natalia Cuminale

São Paulo/SP


Natalia Cuminale

Natalia Cuminale é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e ao longo de sua carreira se especializou na cobertura de saúde, área em que atua há quase 15 anos.










Natalia Cuminale é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e ao longo de sua carreira se especializou na cobertura de saúde, área em que atua há quase 15 anos.

Trabalhou por cerca de uma década como repórter de saúde da Revista Veja, onde ganhou diversos prêmios de jornalismo, como o Prêmio Abril de Jornalismo, o Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Psiquiatria, o Prêmio de Jornalismo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e o Prêmio Especialistas, na categoria Saúde, da revista Negócios da Comunicação.

Fez cursos de liderança executiva sobre desenvolvimento infantil e novas fronteiras nos cuidados com a saúde na Universidade de Harvard, em Boston, de residência em Jornalismo de Saúde na Mayo Clinic, em Jacksonville, e de gestão da inovação na Warwick Business School, em Londres.

Desde 2020 é CEO e diretora de conteúdo do Futuro da Saúde, hub de conteúdo que traz análises profundas e contextualizadas sobre as tendências de saúde no Brasil e no mundo.

Media Training

Diante da transformação da mídia com o mundo digital, esse programa é indicado para:

Aprender e praticar técnicas para dar uma excelente entrevista para os canais de comunicação e mídias online;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado;
Lidar tranquilamente com perguntas difíceis e saber responder da melhor maneira quando questionado.

Comunicação Eficiente, Autoconfiança para expor ideias e Controle das Emoções São requisitos fundamentais para porta-vozes, em qualquer área de atuação.
Líderes e Profissionais que representam uma marca devem submeter-se a esse treinamento para entender as características da mídia, melhorar sua performance comunicativa, desenvolver competências de relacionamento com jornalistas para defender os interesses da marca.
Ressaltando a importância da relação entre Imprensa x Empresa, este Programa de Capacitação de Media Training (treinamendo de mídia) é focado nas competências comunicacionais do assessor e/ou porta-voz visando desenvolver a imagem empresarial e a autoimagem.
Em sequência às entrevistas, Morrone faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.

Bloco I
Contextos e desafios
Self: Conecte-se com suas vulnerabilidades;
Autoconhecimento, autoconfiança e o medo de se expor;
A pirâmide da comunicação: ferramentas e técnicas poderosas para construir seu discurso;
Concisão: por que isso ainda é um desafio no mundo 4.0?
Fortaleça sua comunicação não-verbal no mundo digital: gestos, contato visual, alternância de tom e outros fatores;
Recomenda-se que esse módulo seja alinhado e customizado de acordo com os desafios da área de comunicação e assessoria de imprensa do contratante.

BLOCO II
Entrevista por videoconferência: simulações e analise de caso
Após a palestra, faz simulações de entrevistas com alguns dos próprios participantes, abordando temas conflitantes e instigando uma primeira postura do entrevistado ao dar as respostas.
A quantidade e duração das entrevistas podem ser acordados de acordo com o perfil do evento.
Denise tem expertise para lidar com participantes que não possuem facilidade para se expor.

BLOCO III
Análise Individual e conjunta
Em sequência às entrevistas, faz uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados.
Ao final, a palestrante constrói um feedback coletivo — sem citar nomes — apontando deslizes e pontos prejudiciais e propondo novas maneiras de engajar respostas.
É fundamental que o treinador saiba como lidar com participantes que tenham dificuldades para se expor e encaram a visibilidade como um fantasma.
Só depois de um processo de autoconhecimento é possível assimilar dicas práticas para ter bom desempenho em entrevistas jornalísticas.

Temas de Palestras:

- Saúde - Neurociência / Neuromarketing / Neurolinguística / Neurologista;
- Liderança;
- Saúde;

- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal - Oratória;

AT 10-23



Mande-nos uma Mensagem