The Feminist Tea é formado por uma dupla de irmãs empreendedoras sociais e ativistas paulistanas.

Acreditam no poder do coletivo e em uma revolução silenciosa no despertar de cada mulher, no seu trabalho e no seu poder de criar. Perceberam que o mundo não foi feito para as mulheres, principalmente para as mulheres selvagens, as rebeldes e revolucionárias. Vivem as amizades na luta diária buscando nossa independência psicológica, emocional e financeira.  

Lais Trajano é apaixonada por iniciativas que podem mudar o mundo, Lais sempre trabalhou com desenvolvimento de pessoas, comunicação e sustentabilidade. Formada pela FGV em administração, com Mestrado na USP, foi trainee na Ambev, empresa onde executou diversas funções e chegou a liderar um time de quase 500 vendedores com apenas 26 anos. Em 2015 começou sua jornada focada no tema equidade de gênero, trabalhando com mulheres com HIV na Tanzânia e no Quênia, e desde então pesquisa, escreve, e estuda o assunto de maneira profunda: com cérebro, corpo e coração.

Sócia e mentora de startups que tenham ESG como princípio, criadora do negócio de impacto The Feminist Tea que viralizou como DNVB. Professora das disciplinas de a) Innovation & Change Management, b) Marketing e Branding, c) ESG, Marketing e Negócios Ancorados em Propósito no MBA de Inovação da FIAP. Na FEA USP, é pesquisadora sobre economia comportamental terminando seu Mestrado esse ano.

A loja virtual vende desde chás, café, até acessórios. Todos com o tema feminismo.

Temas de Palestras: 

Negócios e o tal do ESG

Palestra que explica onde ESG, capitalismo consciente, negócios sociais , impact investing e sustentabilidade - onde tudo isso se encontra? Conteúdo muito didático, feito pra esclarecer tudo que tem se falado sobre o tema e a evolução do papel social e ambiental das empresas, e instigando os que acreditam que lucro pode conviver com propósito (e os que não acreditam também).

Lais explica conceitos, trazendo cases de empresas reais, e também referências de ongs, oscips, e dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Onu, além da sua experiência no trabalho com negócios com causa. Essa palestra dá um resumo de tudo que envolve a temática ESG, colocando pensamentos em ordem e provocando reflexões sobre papéis de cada instituição da sociedade (no individual e no coletivo) para um mundo melhor. Ao final, a pessoa sairá inspirada pra colocar seu trabalho a serviço de uma nova economia, mais tecnologia, mais verde, mais transparente e menos desigual.

Diversidade, inclusão, e as mulheres

Esse talk começou com a ideia de fazer “Um chá pra entender sobre equidade de gênero, diversidade, respeito, inclusão, carreiras e empresas - como lidar no dia a dia?”. É um papo bem didático explicando conceitos como patriarcado, machismo, equidade, e também situações de machismo no trabalho, masculinidade tóxica, feminismo X feminino, legislação vigente, e etc.

Explica como esse cenário tem sido prejudicial tanto pra homens quanto pra mulheres, usando memes e situações do dia a dia, com muitos exemplos e dicas práticas. A intenção é fazer uma palestra informativa que explica tudo isso de maneira bem divertida, usando memes e
linguagem jovem, porém com grande embasamento teórico e científico, causando uma grande reflexão individual.

O objetivo é que as pessoas saiam do papo com ideias práticas de comportamentos do dia a dia, se vendo como parte da solução pra um mundo mais inclusivo.

Mulheres, Carreira e Dinheiro

Palestra feita a pedido de um cliente que queria uma continuação do talk anterior, esse conteúdo é focado em Mulheres e seus desafios de carreira e sua gestão financeira. Apesar de todos os avanços nas lutas femininas, segundo o fórum econômico mundial as mulheres só alcançarão igualdade econômica em 2095, além disso, uma mulher independente financeiramente tem muito mais chance de sair de um relacionamento abusivo, por isso precisamos nos mover pra acelerar esse processo. Lais mostra quais são os maiores entraves das mulheres no dia a dia em suas empresas, explica por que isso acontece, e dá dicas de como lidar com preconceitos, como juntar dinheiro, como começar a investir, como se organizar pra dominar cada vez mais lugares de poder e de dinheiro. Passando por temas como síndrome da impostora, pink money, economia do cuidado, divisão patriarcal de tarefas, novos investimentos, liderança feminina entre outros, Lais conta tudo que aprendeu na sua jornada pra uma mulher livre de crenças limitantes nos seus 15 anos de carreira, pesquisas e estudos sobre a temática.

Vieses Inconscientes

Essa palestra informativa seria uma introdução, um resumo mais curto do que seria um treinamento sobre Vieses Inconscientes. De maneira mais diretas, Lais traz os conceitos por trás do tema, dados, e dicas de como lidar no dia a dia, como por exemplo: as diferenças entre preconceitos, arquétipos, estereótipos e vieses inconscientes, situações comuns em empresas e como lidar com elas, vieses que impactam a carreira de mulheres, e outros recortes. Também abordamos curiosidades como: o que acontece com nosso cérebro diante de uma pessoa diversa, os tipos de vieses que mais impactam a diversidade e a inclusão, como funciona o mecanismo cerebral e como esta informação impacta a produtividade, nossa tomada de decisão é consciente ou inconsciente, por que classificamos as pessoas, como lemos pessoas diferentes de nós (linguagem, símbolos, e características) e como isso tudo impacta no ambiente de trabalho - no dia a dia e também na carreira ao longo do tempo.

Maternidade e parentalidade

A maternidade impacta a carreira de mulheres antes mesmo de elas decidirem se querem mesmo ou não ter filhos. E claro, impacta absurdamente a partir do momento em que o filho nasce. Essa palestra traz dados acerca do tema de carreira e maternidade e explora avanços, desafios, conceitos, e dicas. passamos por cima de vieses inconscientes e melhores práticas no ambiente de trabalho para acolhimento de mães no antes, durante e depois do parto/licença maternidade, inclusive sobre programa de "reboarding" para a volta após a licença. É possível também tratar o tema de uma perspectiva mais ampla explorando o conceito de parentalidade que vai muito além do gênero e inclui novas configurações
familiares como famílias homoafetivas, adoções, e outras questões que envolvem trabalho/empresa e família/crianças. Adicionalmente, também é abordado o desafio de criar crianças com menos limitações de gênero e vieses inconscientes, e como podemos ser pais, mães e tios mais inclusivos.

Workshop:

Construindo união entre mulheres

Esse workshop traz ferramentas práticas pras mulheres se comunicarem melhor nas suas carreiras, defender suas ideias, perder o medo do palco, enfrentar seus medos, e assumir seu marketing pessoal. Temos um material próprio ( um jogo de cartas) que usa teorias como: teoria U, a jornada do herói, síndrome do impostor, PNL, arquétipos de Jung, e as princesas da disney, entre outras. Esse workshop é necessário para endereçar situações de competição entre mulheres, medo, inseguranças e preconceitos.

Trazendo uma mistura de experiências que Lais teve no Quênia, no México, na Gv, e na Chapada dos Veadeiros, essa vivência é surpreendente e cheia de abraços entre mulheres e o início de uma união genuína entre elas. O workshop envolve dinâmicas de grupo e exercícios individuais de reflexão, é necessário mesa e cadeira pra todos participantes e datashow pra exibição de vídeos. É possível fazer mesa de chás e brindes The Feminist Tea sob contratação adicional.



AT 01-24
Mande-nos uma Mensagem