Comemore as coisas simples!


Comemore as coisas simples!

Quando foi que você deixou de comemorar as coisas simples e importantes da sua vida?

Muitas pessoas irão dizer que não fazem mais do que a obrigação, ou que precisam de motivos maiores para comemorar, e é aí que elas se enganam.

Pesquisas afirmam que o nosso cérebro precisa de estímulos positivos para que possa aceitar determinada atividade como algo bom e recompensador a fim de continuar praticando aquela atividade além de ganhar e aumentar a confiança em nós mesmos.

Ao decifrar esse modelo de recompensa, fica mais fácil ensinar ao cérebro o que é bom. Daí a importância de comemorar pequenas conquistas.

A dopamina é uma substância química acionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e quando a meta é cumprida. Além disso, pode ser gerada por um fato da vida cotidiana (por exemplo, encontrar uma vaga livre para estacionar o carro) ou algo mais excepcional (como receber uma promoção no trabalho).

A melhor maneira de elevar a dopamina, portanto, é definir metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas. E celebrar quando atingi-las.

Como disse Paulo Coelho: “Celebra hoje sua vitória de ontem, para ter mais forças na batalha de amanhã.”




Categorias