Descubra como se formam os hábitos organizacionais e como podem ser mudados.


Descubra como se formam os hábitos organizacionais e como podem ser mudados.

Você acorda todos os dias às 7h da manhã, coloca a água do café para ferver enquanto toma banho, toma um café forte sem açúcar e arruma-se para ir trabalhar. Essa pode não ser a descrição da sua rotina matinal, mas você provavelmente tem uma série de atividades que realiza todos os dias da mesma forma, o que é chamado de hábito.

O curioso é que os hábitos não são apenas individuais, estendendo-se também para as organizações. Afinal, elas são formadas, basicamente, de pessoas. Dessa forma, existem hábitos organizacionais dentro da sua empresa, sendo que alguns são produtivos, enquanto outros podem prejudicar os resultados do negócio como um todo.

Quer saber como se formam os hábitos organizacionais e como transformar aqueles que se mostram inadequados? Então, continue a leitura e descubra!

O que são os hábitos organizacionais?

Os hábitos organizacionais são uma parte da cultura da empresa e refletem ações e comportamentos emitidos com regularidade pelos colaboradores. Pareceu complicado, não é mesmo? Calma que vou explicar com mais detalhes!

Imagine que a maioria dos seus colaboradores tem o costume de chegar com 10 minutos de atraso todos os dias, não sendo uma prática individual, mas do grupo como um todo. Pode ser também que eles tenham o hábito de comemorar com os colegas toda vez que fecham um contrato, anunciando para toda a empresa. Ambos os exemplos são hábitos organizacionais.

Como identificá-los?

Existem algumas características que permitem que você identifique se determinado comportamento é ou não um hábito organizacional. São elas:

  • ele é coletivo, o que significa que não é praticado individualmente por um colaborador, mas por praticamente todo o grupo;

  • repete-se ao longo do tempo, o que mostra que não é uma atitude pontual, mas algo enraizado;

  • é feito de forma automática, sem que ninguém reflita sobre o impacto daquele comportamento;

  • pode envolver também sentimentos e formas de pensar, além de apenas o comportamento observado.

Como os hábitos organizacionais se formam?

Os hábitos se formam, basicamente, pela repetição — o que inclui os positivos e os negativos — e recompensa (ou ausência de punição). Isso significa que, quando um colaborador se atrasa pela primeira vez, devido a um imprevisto, por exemplo, e percebe que está tudo bem chegar um pouco mais tarde, ele passa a repetir esse comportamento, que passa a ser um hábito individual desse profissional.

Ao perceber isso, todo o time pode começar a fazer o mesmo e, com isso, tornar essa atitude uma rotina da equipe.

O mesmo acontece quando, por exemplo, todo o time passa a comemorar vitórias de forma compartilhada. Quando isso ocorre a primeira vez, gera uma sensação de satisfação e reconhecimento nos profissionais, o que é reforçador, aumentando as chances de que esse comportamento se repita. Com o passar do tempo, isso passa a ser um hábito organizacional, ou seja, um comportamento repetido periodicamente por todo o time.

Como modificá-los?

Como você já sabe, existem hábitos que favorecem a produtividade do time, enquanto outros são capazes de minar os resultados da equipe como um todo. Entenda, agora, como modificar esses hábitos prejudiciais:

  1. observe o comportamento dos colaboradores para identificar os hábitos que devem ser modificados;

  2. identifique os gatilhos, ou seja, o estímulo externo que “dispara” o comportamento contraproducente da equipe;

  3. elimine o gatilho sempre que possível;

  4. identifique hábitos que devem ser criados e estabeleça recompensas pela repetição desses comportamentos;

  5. crie pequenas metas para o time mudar a rotina de trabalho;

  6. tente ir além da organização, estimulando também hábitos produtivos na vida pessoal dos colaboradores.

Como você pôde perceber, os hábitos organizacionais podem influenciar diretamente a produtividade e os resultados do time. Da mesma forma como são criados, eles podem ser eliminados e modificados, de maneira a estabelecer uma rotina de trabalho mais saudável e produtiva dentro da empresa. Tenha em mente que esse processo é lento, mas poderá trazer resultados extraordinários para a empresa como um todo!


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