Os vendedores de sucesso conhecem o processo de vendas e sabem da importância da abordagem e do levantamento de necessidades. E para o levantamento de necessidades é importante saber fazer perguntas inteligentes. Existem dois tipos: perguntas abertas e fechadas.
Perguntas abertas: as respostas são mais detalhadas, o cliente precisa refletir para responder. É possível conhecer o perfil e levantar as necessidades de forma mais abrangente. É difícil tabular e avaliar as respostas, por terem conteúdo diversos, respostas conforme o pensamento de cada cliente.
Perguntas fechadas: as respostas são curtas, muitas vezes simplesmente sim ou não. Desta forma é possível ir direto ao assunto sem prolongar o diálogo e conhecer um pouco mais sobre o cliente, podendo também despertar interesses pela compra. Fácil de tabular e avaliar, as respostas são diretas.
Durante uma negociação não existe opção certa ou errada de perguntas, existe o momento certo para fazer perguntas inteligentes. Durante uma negociação o vendedor pode fazer perguntas abertas, fechadas ou ambas. Depende muito do perfil do cliente, produto e/ou serviço que está sendo comercializado e etc. Cada negociação é única.
Com perguntas abertas é possível conhecer o cliente, suas necessidades e avaliar o melhor produto e/ou serviço para oferecer. Sempre agregando valor ao invés de oferecer descontos. As perguntas abertas ajudam a desenvolver argumentações importantes para o fechamento da venda.
Veja 9 dicas de perguntas abertas para vender mais:
Autocuidado: veja como ele pode melhorar sua vida profissional. Artigo publicado pelo Alexandre Lacava.
Atendimento ao cliente: um guia completo com tudo o que você precisa saber para atender melhor os seus clientes - Agendor O atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer modelo de negócio.
Você sabe o que são aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas? Você já deve ter reparado naquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas. Mas por que elas surgem? Artigo publicado pela Adriana Vilarinho.
Planos para o ano novo! Artigo publicado pela Adriana Medeiros.
Uber. Artigo de Nizan Guanaes.
Assertividade. Artigo publicado pela Carla Galo.