A cena que vamos analisar é de uma situação que tinha tudo para dar errado, mas deu tudo certo...
Imagine a seguinte cena: A mediadora, responsável pela sessão, vai até a recepção buscar as partes e ao adentrar na recepção, visualiza uma discussão acalorada. Gentilmente, ela convida todos os envolvidos no caso, a entrar na sala para iniciarem a sessão. Todos entram, mas a discussão continua acalorada. Eles realmente ignoraram a presença da mediadora.
Eu fiquei imaginando o que acontecerá agora? Como ela colocará fim a discussão? Será que ainda existe clima para uma negociação amigável?
Eu preciso te contar uma coisa, eu estava lá e presenciei esta cena. Agora eu te pergunto, qual seria a melhor atitude neste momento? O que você faria nesta situação? Dê uma pausa na sua leitura ou no seu áudio e busque a sua resposta.
Com certeza existem vários caminhos adequados para resolver esta questão, mas a atitude daquela Mediadora foi surpreendente, aos menos aos meus olhos.
Ela somente esperou uma pausa na discussão. Até então, ficou apenas olhando com os braços cruzado.
Quando veio a pausa, ela lançou um “boa tarde” com uma olhar terno e manso. E disse carinhosamente: - Vamos iniciar. Fez uma declaração de abertura falando de respeito, escuta ativa, autonomia da vontade e os outros itens essenciais em uma abertura de mediação ou conciliação. Todos a ouviram e se aquietaram.
O mais fascinante é que A Mediadora tem aparência de vinte e poucos anos, é magra, voz suave e feminina e mesmo assim dominou aquela situação. Fiquei algumas semanas pensando, como ela conseguiu a proeza de acalmar os ânimos e fazer com que estas pessoas se ouvissem? Depois de muita reflexão, cheguei a três Atitudes utilizadas por ela: Simpatia, Simplicidade e principalmente Humildade.
Caro ouvinte ou caro leitor, precisamos incluir na nossa caixa de ferramenta profissional, a Humildade, a Simpatia e a Simplicidade.
Por Lú Baldez.
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