Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
HomeMariana Ochs, designer, jornalista e educadora, com atuação destacada na integração entre educação, cultura digital e cidadania. Coordenadora pedagógica do programa EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta, ela lidera iniciativas que promovem a educação midiática e o letramento digital em todo o Brasil.
Mariana Ochs, designer, jornalista e educadora, com atuação destacada na integração entre educação, cultura digital e cidadania. Coordenadora pedagógica do programa EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta, ela lidera iniciativas que promovem a educação midiática e o letramento digital em todo o Brasil.
É fundadora do estúdio modesign, com trajetória internacional em design editorial, e do projeto MídiaMakers, voltado à inovação educacional. Como Google Innovator e Trainer, atua na formação de professores, desenvolvendo competências para o uso crítico de tecnologias e mídias digitais.
É coautora de publicações como o Guia da Educação Midiática e o e-book Educação Midiática e Inteligência Artificial. Atualmente, integra o Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Temas de Palestras
Educação Midiática e Cidadania Digital
• Explora como desenvolver habilidades críticas de leitura, produção e participação em ambientes digitais, promovendo o engajamento cidadão e a ética no uso das mídias.
Letramento Algorítmico e Inteligência Artificial na Educação
• Aborda o impacto dos algoritmos e da IA no cotidiano escolar, propondo estratégias para compreender e utilizar essas tecnologias de forma consciente e responsável.
Criatividade Crítica e Cultura Digital na Sala de Aula
• Apresenta métodos para integrar mídias digitais e design thinking no processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes.
Inclusão Digital e Combate à Desinformação
• Discute práticas para promover a inclusão digital e estratégias para identificar e combater a desinformação, fortalecendo a democracia e os direitos humanos.