Anna Chaia




Aos 14 anos, Anna virou vendedora em uma loja de produtos esportivos importados.

A desenvoltura no trabalho ao longo de quatro anos encantou o dono, que já planejava promovê-la a subgerente. A essa altura, porém, os planos de Anna já eram outros.

“Eu sempre fazia mais do que me pediam. Se me pediam A, eu fazia A, B e C.

Desde pequena, eu queria tirar 11 na prova”, diz Anna, observando que talvez esse fosse o mecanismo inconsciente da timidez para se destacar na multidão.

A mesma autocobrança valia para definir cada passo da sua própria carreira.

Ela descobriu rápido que queria seguir o caminho corporativo e, por isso, precisava ampliar seu leque de experiências.

 Com o diploma de marketing fresco no currículo e uma bagagem de três anos e meio na American Express somada aos quatro anos de vendedora na loja, Anna se destacou entre os milhões de candidatos ao programa de trainee da Unilever.

“A maioria da turma que passou era inexperiente”, comenta. Antes mesmo de terminar o período completo do programa, ela assumiu uma gerência de produtos.

“Naquela época a rotatividade nas empresas não era tão alta. Hoje já mudou muito. Em geral um trainee vira assistente, analista ou coordenador, antes de chegar a um cargo gerencial”, explica.

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