Eduardo Yamashita executivo brasileiro com ampla atuação no setor de varejo e consumo. Atualmente, ocupa o cargo de Chief Operating Officer (COO) da Gouvêa Ecosystem, uma empresa que oferece uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços voltados para a transformação do mercado de consumo e varejo no Brasil.
Eduardo Yamashita executivo brasileiro com ampla atuação no setor de varejo e consumo. Atualmente, ocupa o cargo de Chief Operating Officer (COO) da Gouvêa Ecosystem, uma empresa que oferece uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços voltados para a transformação do mercado de consumo e varejo no Brasil.
Além de sua função na Gouvêa Ecosystem, Eduardo é diretor da Mosaiclab, empresa de inteligência de mercado do mesmo grupo, especializada em analisar e entender o comportamento de compras dos clientes, mapeando suas relações de consumo e analisando mercados e suas dinâmicas.
Com experiência profissional em multinacionais e consultorias, Eduardo liderou negócios e projetos em diversas áreas, como pesquisa de mercado, estudos econômicos, planejamento estratégico, logística e comercial. Essa diversidade de experiências permite que ele traduza aspectos complexos em uma visão simples, pragmática e orientada a resultados.
Eduardo também é um palestrante ativo, participando de eventos nacionais e internacionais, como o NRF Big Show, LATAM Retail Show e Retail Executive Summit. Ele é coautor de livros como “Ecossistemas de Negócios Made in Brasil”, “A Transformação dos Negócios na Omniera” e “Data e Varejo”, além de ser articulista do portal Mercado&Consumo.
Temas de Palestras
Tendências do Varejo
Análises das tendências globais e locais do varejo.
Insights da NRF (National Retail Federation) – maior evento de varejo do mundo.
Transformação Digital e Omniera
Como a tecnologia está impactando os hábitos de consumo.
O papel da omnicanalidade na jornada do cliente.
Inovação e Novos Modelos de Negócio
Ecossistemas de negócios e novos formatos de atuação.
Cases internacionais e adaptações para o Brasil.
Comportamento do Consumidor
Mudanças nos hábitos de consumo.
Expectativas do novo consumidor.
Data e Varejo
Uso de dados para tomada de decisão no varejo.
Inteligência de mercado e analytics aplicados ao consumo.
Cenários e Estratégias para o Futuro do Varejo
Como preparar as empresas para o futuro.
Estratégias práticas para crescer em um ambiente de mudanças constantes.
Sustentabilidade e Consumo Consciente
Como o ESG impacta o varejo e a experiência do consumidor.