Como ganhar mais que o Bill Gates.


Como ganhar mais que o Bill Gates.

Se uma pessoa ganha mil reais por mês e, no mês seguinte, passa a ganhar dois mil, ela "ganhou" mais que o Bill Gates porque, em um mês, essa pessoa dobrou
o próprio salário, e o Bill, em um mês, não dobrou o faturamento dele.

O Bill Gates tem uma fortuna de 76 bilhões, mas, no mês seguinte, ele não terá sua fortuna dobrada em 152 bilhões, mas a pessoa que ganhou mil reais por mês e, no outro mês faturou dois mil, ela ganhou mais que o gênio da Microsoft. Você discorda? Bem, depende do que você entende por "ganhar".

É claro que não estamos falando do montante do dinheiro, mas da taxa percentual. Esse é um dos segredos da felicidade: fazer autoconcorrência, isto é, comparar-se apenas consigo mesmo.O importante não é vencer o recorde dos outros, mas, sim, a cada dia, os seus próprios recordes.

Eu, por exemplo, sou rico ou pobre? Depende para qual direção eu olho. Se olho para um mendigo, eu sou rico. Se olho para o Jim Walton, para o Warren Buffett, para o mexicano Carlos Slim e para o brasileiro Jorge Paulo Lemann eu sou o quê? Pobre, miserável, cego e nu.

Então, qual é o segredo? É eu me comparar comigo mesmo. Eu sou rico, sim. Rico em relação ao ano passado, rico em relação aos meus últimos anos, rico em relação ao avanço de meus projetos de vida.

Ao eu olhar para os homens mais ricos do mundo, o montante de meu dinheiro é muito, mas muito menor, mas a taxa percentual pode ser muito, mas muito maior.

Propósitos, valores, visão, missão, objetivos e metas (e comparar-se apenas consigo mesmo) diminuem o estresse e fazem você enxergar-se acima das comparações inúteis e frustrantes e, com Deus, você chegará lá mais cedo onde quer e merece.


Categorias