Tão importante quanto cuidar da saúde física é cuidar da mente. Por isso apoiamos a campanha #janeirobranco, que foi criada para promover a Saúde Mental, trazendo mais profundidade e conhecimento sobre este tema. Por que janeiro? Trata-se de um mês em que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre a vida, relações sociais e questões existenciais. A data é apenas para chamar a atenção, pois os cuidados com a mente e a busca por alternativas para a redução ao estresse devem ocorrer o ano todo.
Já a cor branca remete a uma folha em branco, ou a uma tela limpa, na qual enxerga-se o novo, a possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida. Buscar o cuidado com a saúde emocional não é, e não deve ser, motivo para vergonha. Nossa vida hoje é cercada por “aparências”, postamos fotos nas redes sociais, em nossos melhores momentos e ângulos, sempre felizes e transparecendo o que, muitas vezes, não é de fato nossa realidade constante.
E como consequência disso, cuidar da saúde mental sinaliza, indevidamente, uma fraqueza. A verdade é que cada um de nós pode sofrer com estresse, ansiedade, tristeza ou até mesmo depressão. A incidência destes distúrbios está aumentando muito nos últimos anos, por isso a busca pelo autoconhecimento torna-se tão relevante atualmente. Conversar e dividir seus problemas, frustrações, anseios e angústias, também são formas eficazes de lidar com as nossas questões.
O mesmo vale para as empresas e corporações, pois da mesma forma que as emoções são capazes de interferir em nossa saúde e no surgimento de doenças, o ambiente de trabalho também pode adoecer. As maiores queixas atribuídas ao trabalho estão relacionadas ao estresse, porém é preciso entender que não é a atividade em si que se esgota, e sim o ambiente profissional formado pelas pessoas, por todos nós. As empresas devem estar atentas a este cenário e investir também nos cuidados emocionais de seus colaboradores.
Como escutar clientes e tomar decisões que os coloquem em primeiro lugar? Artigo publicado pelo Guilherme Kolberg.
10 truques de linguagem corporal para vencer uma negociação. Artigo publicado pelo Glauco Cavalcanti.
Os perigos do Efeito Manada no comportamento coletivo. Artigo publicado pelo Adriano Simões.
Lições do Rio 2016: atrevimento, diversidade e improviso. Artigo publicado pelo Luiz Lara.
Gustavo Malavota - Como se destacar nas vendas e mostrar o diferencial? Como mostrar o seu diferencial nas vendas e crescer? Saiba mais neste artigo!
Caiu na rede é peixe Quase todos os dias eu recebo uma notificação do Facebook de que eu tenho “lembranças para recordar hoje”. A maioria delas eu nem me lembro do que se…