Aline Castro
...

Aline Castro

São Paulo/SP

Home

 Aline Castro, palestrante, consultora e mentora especializada em desenvolvimento humano, liderança e cultura organizacional. Com uma abordagem dinâmica e inspiradora, ela atua com empresas e profissionais que buscam transformar resultados por meio da inteligência emocional, protagonismo e inovação na gestão de pessoas.

Compartilhar:

Aline Castro

Aline Castro, palestrante, consultora e mentora especializada em desenvolvimento humano, liderança e cultura organizacional. Com uma abordagem dinâmica e inspiradora, ela atua com empresas e profissionais que buscam transformar resultados por meio da inteligência emocional, protagonismo e inovação na gestão de pessoas.

Sua comunicação clara e empática engaja públicos diversos, promovendo reflexões profundas sobre propósito, performance e comportamento nas organizações.

Aline também se destaca por seu trabalho com mulheres líderes e empreendedoras, estimulando o empoderamento feminino e a construção de ambientes corporativos mais inclusivos e humanos.

Temas de Palestras

Neurociência e Inteligência emocional no desenvolvimento de lideranças e equipes:

Passamos grande parte das nossas vidas nos preparando intelectualmente para conquistar melhores empregos, posições e reconhecimento. Desde a alfabetização, recebemos estímulos que relacionam a inteligência lógico-matemática ao sucesso.

Esse sistema de crenças faz sentido e, de fato, nos levou a alcançar conquistas importantes. Porém, é um modelo incompleto. Alguns dados ajudam a entender melhor esse ponto: o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Lideramos esse ranking desde 2017, quando os levantamentos começaram a ser feitos.

Diante de uma verdadeira “epidemia” de burnout, surgem perguntas necessárias: é possível reverter esse quadro? Podemos aprender a ser menos ansiosos? É viável, de fato, vivermos em paz e ajudarmos as pessoas ao nosso redor a se tornarem mais confiantes e felizes?

Nos últimos anos, profissionais como psicólogos, médicos e neurocientistas têm buscado responder a essas questões com base no método científico. Os resultados nos levam de volta ao primeiro ponto citado: o pilar intelectual é apenas um dos aspectos da vida. Dar atenção somente a ele é como tentar rodar um carro com apenas um pneu.

Nesta palestra, veremos como a ciência pode nos ajudar a viver melhor e a transbordar esse bem-estar, influenciando positivamente as pessoas ao nosso redor. Vamos compreender como fomos condicionados a lidar com nossas emoções e explorar estratégias de saúde mental aplicáveis no dia a dia.

Serão apresentadas ferramentas de neurociência, inteligência emocional, psicologia positiva, análise transacional e possibility management, para a construção de uma vida mais leve, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Longevidade e a ciência do bem viver

Nos últimos 120 anos, a expectativa de vida no Brasil cresceu cerca de 160%, graças, principalmente, às melhorias em saneamento básico e aos hábitos de higiene pessoal.

Hoje, porém, um novo desafio se apresenta: a saúde mental. O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo pela Organização Mundial da Saúde e está entre os cinco com mais casos de depressão. Surge, então, uma reflexão necessária: o que aconteceria se adotássemos hábitos de “higiene emocional”, assim como fizemos no século passado com nossa saúde física?

Nesta palestra, exploraremos o que a neurociência nos ensina sobre caminhos efetivos para vivermos mais e melhor. Utilizaremos também ferramentas e conhecimentos da psicanálise, inteligência emocional, psicologia positiva, análise transacional e possibility management para a construção de uma vida mais leve, alegre e longeva.

Saúde Emocional e Segurança no Trabalho

Há anos atuo no desenvolvimento de lideranças e na criação de programas voltados à saúde mental e à segurança psicológica em algumas das principais organizações nacionais e multinacionais. Nesse período, pude observar uma grande transformação no perfil de liderança esperado pelas empresas e também na forma como nos relacionamos com o trabalho.

Se antes os profissionais que chegavam a cargos de liderança eram, em sua maioria, aqueles com perfil de comando e controle, hoje o que se espera é um líder com perfil mais relacional.

E o que muda nesse novo tipo de liderança humanizada? As metas seguem sendo fundamentais, mas não podem ser perseguidas a qualquer custo. No centro da estratégia organizacional, precisam estar as pessoas.

O Papel da Liderança no Engajamento de Equipes e na Satisfação do Cliente

Embora cada indivíduo seja único na combinação de talentos, habilidades e comportamentos, algumas características aproximam determinadas pessoas e geram desafios com outras. Compreender padrões comportamentais e aplicar estratégias de comunicação eficaz com cada perfil é uma das chaves da liderança humanizada e também do autodesenvolvimento.

Quando os profissionais atuam engajados no propósito do negócio, estejam eles na linha de frente ou não, o resultado é um atendimento de maior qualidade, proximidade com o cliente e maior sensação de conexão e bem-estar.

Nesta palestra, serão apresentados cases de sucesso, ferramentas práticas de neurociência e psicologia comportamental, além de estratégias de gestão de pessoas que promovem alta performance atrelada à saúde emocional.

Os líderes que não se atentarem a esses aspectos dificilmente sobreviverão em cargos estratégicos no futuro. Isso porque um clima organizacional denso impacta diretamente fatores como atenção, produtividade e até a segurança dos colaboradores. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 18,6 milhões de brasileiros têm diagnóstico de transtorno de ansiedade — e esse número pode ser ainda maior quando consideramos os casos sem diagnóstico. Quando a saúde emocional é negligenciada, aumenta também a vulnerabilidade a acidentes e falhas críticas.

Durante a palestra, mapearemos perfis comportamentais e exploraremos caminhos para desenvolver competências que trazem equilíbrio às relações e à vida profissional. Para isso, serão utilizadas ferramentas de neurociência, psicanálise, inteligência emocional, psicologia positiva e segurança psicológica, aplicadas ao contexto do trabalho e da liderança.

Performance e Saúde Emocional: O Estado de Flow

Ao longo dos anos acompanhando de perto líderes e equipes de diferentes áreas, ficou evidente que a busca por alta performance sem um senso de significado e prazer no processo conduz inevitavelmente à fadiga extrema.

Em sua obra-prima Flow, o psicólogo croata Mihaly Csikszentmihalyi sistematizou e definiu de forma brilhante o que é a performance genuína e como alcançá-la.

Nesta palestra, vamos mergulhar na construção do estado de flow. Para isso, desmistificaremos o conceito de sucesso, compreenderemos as barreiras e os fatores que facilitam o fluxo, exploraremos a administração do estresse, o cultivo do “amadorismo” e as estratégias de desbloqueio da criatividade — competências que todos podemos desenvolver para alcançar uma vida mais produtiva, equilibrada e plena.

Gestão de Mudanças e Qualidade de Vida

Todos os nossos comportamentos são sustentados por crenças adquiridas ao longo da vida. O lugar onde nascemos, quem nos criou, com quem convivemos, nossas experiências e traços de personalidade influenciam diretamente como lidamos com as emoções e como nos comunicamos com o mundo, com as pessoas e conosco mesmos.

Identificar e compreender essas crenças é o primeiro passo em qualquer processo de autodesenvolvimento, performance, liderança e bem viver. Quando falamos em mudanças, a forma como estamos condicionados a pensar interfere totalmente em nossas ações e no tempo de resposta. Muitas vezes acreditamos que algo precisa estar ruim para ser transformado — uma estratégia, um trabalho ou até mesmo um relacionamento.

Ferramentas valiosas, no entanto, nos ajudam a questionar essa lógica, possibilitando a prática da melhoria contínua em vez da conformidade. O que já é bom pode se tornar ainda melhor, assim como ciclos podem ser encerrados antes de um desgaste irreversível.

Nesta palestra, vamos compreender melhor o nosso mapa mental, como fomos condicionados a lidar com decisões e quais estratégias podemos desenvolver no dia a dia para obter mais realização no que fazemos. Utilizaremos ferramentas de neurociência, inteligência emocional, gestão de mudanças e análise transacional para construir uma vida mais plena, pessoal e profissionalmente.

A Ciência da Felicidade e o Propósito no Trabalho

É curioso como passamos grande parte da vida cultivando ilusões sobre o que pode nos trazer felicidade: o trabalho dos sonhos, um salário mais alto, uma casa maior, o casamento perfeito. No entanto, estudos recentes em psicologia e neurociência têm se dedicado a desvendar o que realmente impacta nosso bem-estar.

Afinal, é possível ser feliz o tempo todo? O dinheiro traz felicidade? Se muitas vezes nutrimos ilusões sobre o que nos fará bem, o que de fato nos torna mais felizes?

Nesta palestra, discutiremos estratégias práticas que podem ser aplicadas imediatamente para aumentar a sensação de realização. Também exploraremos como desvendar o propósito pode agregar significado e motivação ao trabalho, e como lidar de forma mais saudável com as inevitáveis adversidades da vida.

Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance

Menos de 20% das pessoas no mundo trabalham utilizando seus pontos fortes. Essa é a conclusão de uma ampla pesquisa realizada com mais de dois milhões de profissionais, em 101 empresas de 63 países.

O estudo aponta duas causas principais: o desconhecimento dos próprios talentos e duas crenças enraizadas desde a educação até as estratégias organizacionais:

  1. Uma pessoa pode aprender a ser competente em quase tudo.

  2. O maior potencial de crescimento está justamente nas áreas em que a pessoa é mais fraca.

Essas distorções impactam profundamente a autoestima e o senso de valor. Mas e se, em vez de gastar uma vida tentando corrigir fragilidades, passássemos a investir naquilo que fazemos de melhor?

Nesta palestra, vamos refletir sobre autoapreciação, equilíbrio e propósito, além de explorar como inspirar e motivar equipes a colocarem seus dons e talentos em movimento. Também discutiremos as etapas do desenvolvimento de equipes até a alta performance e o papel essencial do líder nesse processo.

Setembro Amarelo: a importância da vulnerabilidade e da liderança humanizada

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. São 18,6 milhões de brasileiros diagnosticados com transtorno de ansiedade — o equivalente a 9,3% da população. Além disso, o país ocupa o 5º lugar no ranking de casos de depressão. Estima-se que ocorra uma morte por suicídio a cada 45 minutos e, para cada óbito, outras 20 tentativas são registradas.

Mesmo diante desse cenário alarmante, falar sobre saúde mental ainda é um tabu. O Panorama da Saúde Mental, realizado pelo Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel, revelou que apenas 5,1% dos brasileiros procuram ajuda terapêutica.

Diante desses números, surgem reflexões fundamentais: quem é mais afetado, homens ou mulheres? Qual o papel da educação nessa questão? Quais os principais fatores de preocupação que mais impactam a vida das pessoas? Como introduzir o tema dentro de casa e no ambiente de trabalho? E qual a responsabilidade da liderança na construção de um espaço mais acolhedor e saudável?

Nesta palestra, serão apresentadas informações e ferramentas práticas para que possamos criar ambientes em que a vulnerabilidade se transforme em força, dando sustentação à criatividade, à inovação e à coragem. A abordagem reúne conhecimentos da psicanálise, neurociência, inteligência emocional, psicologia positiva, análise transacional e possibility management, com o objetivo de construir uma vida mais leve e equilibrada, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Outubro Rosa: O Caminho do Autocuidado e da Autoliderança

O Outubro Rosa, além de ser um mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, é também uma oportunidade para refletirmos sobre o papel da mulher do século XXI: profissional, líder, mãe (de filhos, pets ou até plantas) e tantas outras funções sociais que lhe são atribuídas.

Como mulher e líder, levei anos para compreender a importância do autocuidado em minha trajetória. Hoje, entendo que buscar alta performance sem esse olhar atento para nós mesmas e para o nosso propósito é um caminho autodestrutivo.

Mas como equilibrar os diversos “pratos” da vida pessoal e profissional e, ainda assim, crescer de forma sustentável? Como iniciar a prática de se tratar com gentileza, para então ser mais gentil também com os outros? Quais aspectos precisamos conhecer e transformar para termos a coragem de sermos nós mesmas?

Essas são algumas das reflexões centrais desta palestra, que utiliza ferramentas e conhecimentos da psicanálise, neurociência, inteligência emocional, psicologia positiva, análise transacional e possibility management, com o objetivo de inspirar a construção de uma vida mais leve, equilibrada e significativa — pessoal e profissionalmente.

Feedback do Cliente -  Experiência foi ótima, tivemos muito feedback positivo. Saiu tudo conforme combinado e previsto.
Empresa: São Salvador Alimentos. Paula Marques (Engenheira de Segurança do Trabalho).

AT 09-25





Aline Castro

Vídeos

Palestra - Aline Castro
Palestra - Aline Castro
Mande-nos uma Mensagem