São Paulo/SP
HomeFernanda Coelho Liberali, formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atuando no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia. Desenvolve atividades nos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, em Educação: Formação de Formadores e em Educação: Currículo.
Fernanda Coelho Liberali, formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atuando no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia. Desenvolve atividades nos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, em Educação: Formação de Formadores e em Educação: Currículo.
Sua trajetória acadêmica é marcada pela dedicação à formação de professores, à pesquisa sobre práticas educacionais transformadoras e ao estudo da linguagem como elemento central nos processos de ensino e aprendizagem. Trabalha com perspectivas críticas e colaborativas de formação docente, buscando integrar teoria e prática em contextos educativos diversos.
É líder e participante de grupos de pesquisa voltados ao estudo da linguagem, formação de professores, multiletramentos e educação multilíngue. Sua produção científica abrange temas como teoria da atividade sócio-histórico-cultural, desenvolvimento humano, práticas reflexivas e políticas de formação docente. Fernanda Liberali é reconhecida por sua contribuição para a consolidação de abordagens inovadoras na formação de educadores e na transformação do currículo escolar.
Temas de palestras
Formação de formadores e práticas reflexivas
Explora processos colaborativos e críticos na formação de professores, enfatizando a importância da reflexão, da mediação e da construção coletiva de saberes educacionais.
Multiletramentos e transformação curricular
Aborda a necessidade de repensar o currículo escolar a partir das múltiplas linguagens e culturas presentes na sociedade contemporânea, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e significativas.
Teoria da atividade e desenvolvimento humano na educação
Discute a aplicação da teoria histórico-cultural da atividade em contextos educacionais, destacando o papel da linguagem, da mediação e da coletividade na aprendizagem e no desenvolvimento.
Educação bilíngue e plurilíngue na formação docente
Reflete sobre a formação de professores para contextos multilíngues, a valorização das diferentes línguas e culturas na escola e o papel da linguagem na construção de identidades e práticas pedagógicas.