4 dicas para aumentar sua autoestima.


4 dicas para aumentar sua autoestima.

Muitos acreditam que ter AUTOESTIMA significa ter muito dinheiro, fama ou reconhecimento. Ter autoestima elevada não tem relação alguma com essas três características. Hoje em dia, a pressão da sociedade pela beleza física e estética é tão grande que a gente imagina que os gordinhos, por exemplo, são infelizes porque estão fora desse “PADRÃO FIFA”.

Muitos gordinhos transparecem uma alegria incrível e nos divertem muito, inclusive. Que é o caso Jô Soares, dos atores Leandro Hassum e Fabiana Karla da TV Globo que usam o “ser gordinho” em benefício próprio e fazem graça com isso.

Portanto, a AUTOESTIMA está diretamente ligada à forma como você se sente em relação a você mesmo. Se você é feliz gordinho, magro, desdentado, careca ou cabeludo, não importa, o importante é se sentir feliz do jeito que você é!

Hoje quero compartilhar com vocês 4 dicas que gosto muito sobre como aumentar sua AUTOESTIMA:

1 – LISTA DA INFELICIDADE

A gente sempre encontra uma desculpa para não ser feliz e acaba produzindo uma enorme lista da infelicidade, mais ou menos assim:

  • Se eu tivesse um carro automático eu seria mais feliz;
  • Se a minha mulher você mais compreensiva eu seria mais feliz;
  • Se meu chefe fosse um mais bem educado, o meu trabalho seria mais feliz;
  • Se eu tivesse aquilo, fosse aquilo outro, se minha mãe pudesse fazer isso…

2 – PARE DE SE AUTODEPRECIAR

O ser humano é um eterno insatisfeito. Julga ser pior que outro, ter menos talento, ou menos oportunidade. Toda vez que você perceber que está se autodepreciando, imediatamente fale em voz alta duas qualidades que você tem.

3 – SÍNDROME DE VÍTIMA

Acontece principalmente com as mulheres pela herança de uma educação antiga herdada da mãe que por consequência herdou da avó. A mulher era o sexo frágil, tinha ficar em casa enquanto o homem saia para trabalhar e garantir o sustendo da família.
Cuidado com determinados comportamentos:

  • Eu não mereço estudar em escola pública porque é obrigação do meu pai pagar os meus estudos;
  • Eu faço tudo pra você e você não tem um “pingo” de consideração por mim;

Não espere que as pessoas tenham determinados comportamentos e atitudes que você teria. Vai acabar se frustrando e se colocando com vítima na situação.

4 – PARE DE SE COMPARAR AOS OUTROS

Ao se comparar ao outro para melhor ou pior só irá trazer sentimentos que não contribuem para nossa evolução pessoal e profissional. Quando se compara como melhor, traz sentimentos de superioridade, de arrogância neutralizando a humildade e a oportunidade de mais aprendizado. Quando se compara como pior, diminui a energia, a criatividade e a capacidade de realização.

Você já é um campeão por natureza, desde a sua concepção. Você não vai se lembrar, mas na corrida pela vida você chegou em primeiro lugar deixando pra trás mais de 350 milhões de espermatozoides. Desses 350 milhões de espermatozoides milhares deles desistiram, não tiveram a energia que você e cerca de apenas 100 tiveram para entrar no útero. Desses 100, acredite, você foi o mais forte, o mais motivado… Dentre os 100, você foi o único que perfurou o óvulo, foi o que mais acreditou que podia ser fecundado e ganhar o direito a vida!

Você é único, não existe ninguém com o seu sorriso, com o seu aperto de mão, com o seu abraço, ninguém no mundo tem a sua impressão digital…

Então, valorize-se! Independentemente de onde você veio, se você trabalha em uma empresa pequena, ou se você não estudou o suficiente. O importante é o que você é e aonde você quer chegar!




Categorias