Volta e meia aparecem novas expressões no mercado, e depois de passar um tempo ‘boiando’, todos começam a se interessar pelo significado e aplicação. Pois não seria diferente com ‘blockchain’, a palavra que mais falada na última HSMAI ROC (Revenue Optimization Conference), que participei em Houston meses atrás.
Então vamos a explicação, e porque isso é tão importante a ponto de impactar profundamente nossa indústria?
Definição
Na tradução literal, blockchain significa ‘cadeia de blocos’.
Imagine um livro ‘mágico’ de informações sobre determinado assunto. A mágica acontece, pois é possível criar infinitas cópias dele, e tudo o que for registrado nele será automaticamente registrado nos demais. Assim, as cópias serão iguais para sempre, atualizadas em segundos. Como esse livro também não pode ser apagado e nem adulterado, ele se torna parte essencial de um sistema que distribui recursos de maneira justa e eficiente para todos. Tudo o que é registrado no livro é válido para todo mundo, pois os registros aparecem em todas as unidades.
Exemplo mais clássico: o principal ingrediente do êxito do Bitcoin (lançado em 2009) é um sistema de registro que ficou um bom tempo sem ser notado. E adivinha o nome desse sistema?
O blockchain é tão importante pelo fato dele não ser um banco de dados convencional. O sistema funciona como um livro de registros, mas inviolável, “inderrubável” e extremamente eficiente.
Em resumo, é um banco de dados distribuído e sem intermediários, totalmente confiável para permitir transações diretas. Esse é o papel do blockchain!
Implicação na hotelaria
Embora alguns comentarem que é cedo para aprofundarmos o assunto (‘É como a internet nos anos 90, ainda é cedo…’), outros já vislumbram excelentes avanços na indústria de viagens e hotelaria:
Cases em Viagens
Aplica essa lógica para o processo de precificação e yield da hotelaria e…voilá!
Quando a Natureza quer Fazer um Homem. Artigo publicado pelo Alexandre Bernardo.
Os ingredientes para uma transformação estratégica. O rápido lançamento do primeiro carro bicombustível do Brasil, em 2003, pela Volkswagen, representou uma excepcional resposta à mudança do mercado automobilístico…
Um passo rumo ao futuro: 9 lições Artigo publicado pela Beia Carvalho.
Blockchain na hotelaria e turismo. Artigo publicado pela Gabriela Otto.
Como escutar clientes e tomar decisões que os coloquem em primeiro lugar? Artigo publicado pelo Guilherme Kolberg.
5 Passos para começar a mudança no método MAXX REBRAIN Nesse artigo, Maxx Figueiredo abrange 5 passos de como realizar mudanças.