Autocuidado: veja como ele pode melhorar sua vida profissional.


Autocuidado: veja como ele pode melhorar sua vida profissional.

Quando se trata da vida profissional, muitas pessoas acreditam que o segredo do sucesso é estar o tempo todo naquela bolha onde tudo o que se pensa e fala é sobre trabalho, mas isso não é necessariamente verdade. Também é preciso parar, respirar um pouco e cuidar de si mesmo. E é justamente esse o significado de autocuidado: estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o bem-estar. 

É muito fácil cair na armadilha de priorizar somente a vida profissional e colocar a si próprio em segundo plano, mas reservar um tempo para você e criar uma rotina com práticas de autocuidado com certeza irá te ajudar não só a ser uma pessoa mais feliz, como também a ser muito mais produtivo no trabalho. Experimente incorporar alguns hábitos novos à sua rotina, e você com certeza irá colher os frutos. Quer saber quais são? Então continue lendo:

O que é autocuidado?

Como o nome sugere, é um conjunto de atitudes que adotamos visando o nosso próprio bem-estar. Pode ser qualquer coisa que você faz em prol da sua saúde mental, física e emocional. Até mesmo comportamentos simples como dormir e comer podem ser considerados autocuidado. Trata-se de dar ao seu ”eu” o que ele precisa para funcionar da melhor forma possível.

Como reflete na minha vida profissional?

As pessoas que cuidam mais de si mesmas possuem maior foco e concentração nas atividades que exercem. Através do autocuidado você se conhece mais, e desenvolve a empatia e a autoconfiança, que são características muito importantes de um bom vendedor. Quando você está bem consigo mesmo e com as pessoas à sua volta fica muito mais fácil ser um profissional produtivo e motivado. E isso com certeza será notado por todos.

Práticas de autocuidado para colocar na rotina:

Medite/Ore

Não importa qual é a sua crença, exercitar a espiritualidade é uma ótima maneira de se conectar consigo mesmo, organizar os pensamentos e reduzir o estresse. Por isso, sugiro que separe alguns minutos do seu dia para fazer uma oração, ou para meditar. Se você ainda não é adepto da prática, sugiro começar com o auxílio de aplicativos que vão te instruir através de uma meditação guiada. O Medite.se é uma ótima opção, e está disponível tanto para Android, quanto para iOS. Ou até mesmo no Youtube e Spotify. Meditar tem inúmeros benefícios para o autocuidado e, consequentemente, para  sua produtividade. A prática traz nitidez para a mente, e ainda exercita a sua inteligência emocional, que é essencial para lidar com os clientes.

Passe mais tempo com quem ama

Passar um tempo de qualidade com sua família e amigos é muito importante. Muitas vezes estamos tão focados em realizações profissionais, que esquecemos de dedicar mais tempo a quem realmente importa. Esses momentos te ajudarão a relaxar e a manter a cabeça longe dos problemas, o que fará com que se sinta revigorado. Pode ter certeza que isso vai refletir na maneira como você é no trabalho.

Faça coisas que trazem prazer

Pode ser assistir a uma série, tocar um instrumento e até mesmo praticar um esporte. Um dos meus hobbies, por exemplo, é o surf. Além de me dar muito prazer, me ajuda a relaxar e descansar a cabeça. Você deve aproveitar esse tempo para se concentrar somente naquela atividade e em seu progresso nela. Os hobbies ajudam, ainda, a estimular a criatividade, que é super importante para um bom vendedor e com certeza vai te ajudar a negociar melhor. 

Cuide de sua saúde

Quando se fala em autocuidado, muitas pessoas acham que é sinônimo de passar um dia em um SPA, por exemplo. Mas a realidade é que vai muito além disso. Eu acredito que o mais importante de tudo é cuidar da sua saúde, pois sem ela você não pode realizar nenhuma das outras tarefas. Por isso é essencial ir ao médico regularmente e fazer check ups a cada seis meses para conferir se está tudo certo com o seu corpo, afinal é ele o executor de tudo o que você faz, não é mesmo?

Pratique exercícios

E falando em cuidados com a saúde, é claro que não podemos deixar de lado os exercícios físicos. Eles nos trazem uma sensação de satisfação instantânea, por causa da liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar. Manter-se fisicamente ativo tem inúmeros benefícios: ajuda a melhorar a qualidade do sono, aumenta a concentração e o foco, auxilia no controle do estresse e da ansiedade e, além disso, ainda é muito importante para a prevenção de pressão alta, colesterol e diabetes. 

Se você ainda não incorporou o hábito do exercício físico na sua rotina, começar com uma caminhada leve algumas vezes por semana pode ser uma ótima ideia. Mas não se esqueça de que toda prática deve ser supervisionada por algum profissional, para evitar desgastes e lesões

Exercício é uma prática de autocuidado que traz inúmeros benefícios tanto para a saúde física, quanto mental. 

Durma bem

Uma noite bem dormida é essencial para conseguir ser produtivo em qualquer coisa que você faça. A falta de sono pode trazer piora na concentração, nos reflexos motores, foco e até na memória. Isso sem falar no quanto impacta no humor. Você já viu uma negociação ser bem sucedida quando o vendedor está mal humorado? Eu acho difícil. 

Segundo a Pesquisa Global de Sono, realizada pela Phillips em 2019, 62% dos entrevistados dizem que se deitam e ficam revirando na cama. Se você também sofre de insônia, precisa identificar as causas para poder dormir melhor. Dicas como dormir em um ambiente bem escuro e evitar bebidas como café durante a noite podem te ajudar a relaxar mais. Outra coisa muito importante é deixar o celular bem longe nesse período, assim você tem mais chances de se desconectar completamente.

Tenha uma alimentação de qualidade

Quem nunca saiu atrasado sem tomar café da manhã, ou sacrificou o horário de almoço para trabalhar? Se esse tipo de hábito faz parte da sua rotina, saiba que uma alimentação regrada e saudável é essencial para se manter produtivo. Um estudo da Universidade de Brigham Young mostrou que quem tem hábitos alimentares ruins tem propensão 66% maior a apresentar queda de produtividade do que aqueles que seguem uma dieta saudável. 

É da alimentação que vem a sua energia para se manter ativo, portanto, se você pula refeições, ou come alimentos pouco nutritivos, isso vai acabar influenciando o seu rendimento no trabalho. Com a rotina corrida às vezes pode ser difícil se organizar para manter uma boa alimentação, mas com um pouco de planejamento isso pode se tornar possível. Tente ter sempre à mão algumas frutas e opções saudáveis.




Categorias