Regina Tchelly - Favela Organica



Regina Tchelly - Favela Organica

Regina Tchelly é Chef de cozinha e fundadora da Favela Orgânica. Nasceu em Serraria, interior da Paraíba, em 4 de agosto de 1981. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 2001.




Regina Tchelly é Chef de cozinha e fundadora da Favela Orgânica. Nasceu em Serraria, interior da Paraíba, em 4 de agosto de 1981. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 2001.

“Logo que cheguei no Rio de Janeiro fui trabalhar como empregada doméstica e via nas feiras livres e na minha própria comunidade a grande quantidade de alimentos sendo desperdiçados. E lá na Paraíba a cultura é aproveitar o máximo que a gente puder do alimento.”, conta Regina Tchelly, que sempre amou cozinhar.

Ela pegava alimentos que seriam descartados, mas que os feirantes já deixavam separados para ela e os levava para sua casa onde improvisava receitas como arroz colorido de talos e cascas, pão de mel de casca de banana e quiche de talo de brócolis, receitas que foi aperfeiçoando ao longo do tempo.

Autodidata, a paraibana, que cresceu assistindo seus pais e vizinhos aproveitando os alimentos na cozinha, passou anos, literalmente, cozinhando a ideia de fazer algo a mais com esse dom de transformar alimentos. “Um dia quis tirar esse projeto dos meus sonhos e concretizá-lo, juntei algumas mães da comunidade, fizemos uma vaquinha de R$140 e realizei a minha primeira oficina. E não parei mais!”, relembra Regina Tchelly.

Segundo Regina Tchelly, a grande importância do projeto é poder transformar o olhar e mostrar novos paladares às pessoas, fazendo uma boa ação para a natureza, para o bolso, para a saúde e para o mundo.

Apresentadora do Canal Futura. Participação no Globo Repórter, Globo Comunidade, Fátima Bernardes e Mais Você, além disso tudo ela foi premiada com Prêmio Jabuti.


Reconhecimento Internacional
O projeto já levou suas oficinas e palestras para outros países como França, Itália e Uruguai, além de outrosEstados do Brasil, como Bahia,Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e para o Distrito Federal.

Palestras e Oficinas
Promovemos uma mudança na cultura de consumo e desperdício: compra-se menos e gera-se mais comida com a mesma quantidade de alimentos quando são aproveitados integralmente, gerando assim uma economia financeira para o estabelecimento ou residência. As partes não aproveitadas na produção da refeição passam a ser vistas como matéria prima para a produção de adubo e não mais como lixo, além da separação de material reciclado.

O que você vai aprender?

Receitas
Mudança na cultura e consumo de alimentos
Economia financeira Promoção do lixo zero: ciclo completo do alimento e dos materiais que são utilizados na produção
Responsabilidade socio ambiental
Enriquecimento do paladar e melhora na qualidade da alimentação
Redução dos efeitos das mudanças climáticas

Temas de Palestras:

- Oficinas do Ciclo do Alimento;
- Gastronomia Alternativa;
- Capacitação Profissional;
- Consumo Consciente;
- Compostagem Caseira;
- Hortas em Pequenos Espaços;
- Empreendedorismo Social;

AT 03-24

 

Mande-nos uma Mensagem