Marcio Pimenta

Marcio Pimenta é formado em Economia pela Universidade Salvador, com mestrado e doutorado em Estudos Americanos pela Universidade de Santiago do Chile. Em 2012, abandonou a carreira acadêmica para dedicar-se à fotografia. Nestes 10 anos como fotógrafo, viajou por quase toda América do Sul e Europa para testemunhar a história da humanidade, marcada por conquistas e perdas.








Marcio Pimenta é formado em Economia pela Universidade Salvador, com mestrado e doutorado em Estudos Americanos pela Universidade de Santiago do Chile. Em 2012, abandonou a carreira acadêmica para dedicar-se à fotografia. Nestes 10 anos como fotógrafo,
viajou por quase toda América do Sul e Europa para testemunhar a história da humanidade, marcada por conquistas e perdas.

Em 2016 e 2017, esteve na Guerra do Iraque contra o Estado Islâmico, onde testemunhou a resiliência do povo Yazidi e seu renascimento. Suas expedições pela Amazônia (Brasil, Peru e Colômbia) o levaram a refletir sobre a crise climática sob a perspectiva da história da nossa relação com a geografia. A identidade de um povo não está dissociada da cultura, política e do processo histórico. Da Amazônia, foi para a Antárctica, para a Cordilheira dos Andes, o Cerrado e o deserto do Atacama para entender os impactos da sociedade na geografia para obter água, energia e alimentos para o nosso desenvolvimento.

Em 2021, foi aceito como membro do The Explorers Club, o maior clube de exploradores do mundo. Em 2022, foi escolhido para o programa National Geographic Explorer e seu primeiro trabalho para a lendária National Geographic Society o levou a seguir os caminhos trilhados por Charles Darwin na Patagônia. Percorreu, sozinho, mais de 11.000 kms para fotografar as observações sócio-antropológicas e as paisagens descritas pelo grande cientista em seus diários de viagem contendo reflexões sobre o estranhamento e as diferenças socioculturais.

O palestrante Marcio Pimenta reflete sobre como a adaptação às mudanças culturais é necessária para para reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças entre comunidades em um mundo em constante transformação e integração.

Temas de Palestras:

- Criatividade;
- Empreendedorismo;
- Liderança;
- Trabalho em Equipe;
- Cases de Sucesso;
- Motivação;
- Gestão de Pessoas;
- Superação de Desafios;
- Diversidade;
- Globalização;
- Consciência Cultural;
- Comunicação;

AT 06-23

 

Mande-nos uma Mensagem