Paulo Borges - SPFW

Mairinque/SP


Paulo Borges -  SPFW

Paulo Borges é o idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week.Começou sua carreira no mundo da moda nos anos 80, trabalhando com a jornalista Regina Guerreiro, na Vogue Brasil. Já no início da década de 1990, produziu desfiles para os mais importantes estilistas e marcas brasileiras.




Vídeos



 

 

 

Paulo Borges é o idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week.

Paulista de São José do Rio Preto, Paulo desembarcou na capital paulista no início da década de 80 com a missão de prestar vestibular para o curso de computação. Um amigo o chamou para ajudar a produzir um desfile da loja dele e Paulo ficou fascinado pelo trabalho.

De lá passou um curto período como assistente da diretora da revista Vogue na época, pouco antes de promover o Phytoervas Fashion, sua primeira investida no ramo, quando realizou três desfiles em três dias com estilistas desconhecidos.

Começou sua carreira no mundo da moda nos anos 80, trabalhando com a jornalista Regina Guerreiro, na Vogue Brasil. Já no início da década de 1990, produziu desfiles para os mais importantes estilistas e marcas brasileiras. Em 1993, a partir de uma parceria com uma empresa de cosméticos, lançou o Phytoervas Fashion, evento de moda que comandou por 3 anos antes de fundar, em 1997, o Morumbi Fashion, evento que mais tarde veio a se tornar a São Paulo Fashion Week.

Com mais de 30 anos de experiência em moda, Paulo Borges é o visionário que liderou a organização da moda no país como setor criativo, econômico e sociocultural. Há 25 anos criou e fundou o Calendário Oficial da Moda Brasileira - SPFW, e até hoje abraça causas para a disseminação de uma cultura empreendedora de moda e design no País.

É fundador do IN-MOD, Instituto Nacional de Moda Design e Economia Criativa, e com uma visão única, inovadora e transversal sobre a importância da moda como elo de convergência no desenvolvimento do país, ao longo de sua trajetória traduziu suas experiências e conexões em uma série de projetos e conteúdos, entre publicações, artigos, livros, filmes, exposições e documentários.

Como causas além da moda, Borges se empenha na transformação da sociedade, priorizando a diversidade e inclusão na luta contra preconceitos estruturais.

“Me apaixonei pela moda por causa das pessoas e não das roupas”

"Eu não sou estilista, não sou formado em moda e nunca fiz nada relacionado a isso. Quando era moleque passava o dia na igreja assistindo casamentos, de certa forma, aquilo é um tipo de desfile, acho que é a coisa mais próxima que eu tinha da moda", diz

Mesmo sem tanta experiência no ramo, Paulo Borges decidiu seguir em frente porque era algo que realmente acreditava. Hoje,  ele é um dos maiores nomes da moda no Brasil e fez da SPFW uma referência para as semanas de moda que existem no mundo todo. Transformando a indústria da moda e colocou o Brasil no radar mundial do setor.

Paulo Borges foi homenageado no Focus Fashion Day, evento promovido pela empresa têxtil Focus e voltado às novas tecnologias do setor.

Também recebeu uma das mais altas honrarias francesas para indivíduos que se distinguem por sua criatividade nas artes e na literatura. Por tornar a semana de moda paulistana em um dos maiores eventos do mundo, Paulo ganhou o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras

Temas de Palestras Presenciais e Online:

- A importância da moda no mundo
- Liderança
- O Negócio da Moda
- Moda / Estilistas
- Beleza
- Moda, Inspiração e Inovação
- Criatividade e Inovação
- O Negócio da Moda
- Moda é comportamento
- InPactos: as novas relações da moda, da passarela ao Varejo
- Gestão de Moda

AT 05-21
Mande-nos uma Mensagem