Cristiano é graduado em Psicologia; aprimoramento em Psicoterapia Focada nas Emoções pela York University. Tem mestrado em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho e Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Cristiano Nabuco psicólogo com ampla experiência clínica e acadêmica, reconhecido por sua atuação na área de dependências tecnológicas e saúde mental.
Graduado em Psicologia, possui mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho, em Portugal, e pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Nabuco é coordenador do Programa de Dependentes de Internet do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de Psiquiatria da USP e do Projeto Perseus, que utiliza realidade virtual no tratamento de transtornos mentais. Também lidera o Núcleo de Terapias Virtuais e o Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo.
Autor de mais de 13 livros sobre psicologia, psiquiatria e saúde mental, destaca-se por obras como "Internet Addiction: A Handbook and Guide to Evaluation and Treatment", traduzida para sete idiomas, e "Psicologia do Cotidiano", best-seller nacional .
Além de sua produção acadêmica, Nabuco atua como palestrante e consultor técnico em programas governamentais, incluindo o Programa Reconecte, voltado para o uso consciente da tecnologia . Sua expertise é frequentemente requisitada por veículos de comunicação nacionais e internacionais, tendo participado de mais de mil matérias na mídia.
Com mais de 30 anos de atuação, Cristiano Nabuco é uma referência na compreensão e tratamento dos impactos das tecnologias digitais na saúde mental.
Temas de Palestras
Dependência Tecnológica: A Nova Doença do Século XXI
Identificação dos sinais de dependência digital
Impactos psicológicos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos
Estratégias para promover o uso consciente da tecnologia
O papel da família e da escola na prevenção e intervenção
Saúde Mental e Qualidade de Vida na Era Digital
Relação entre tecnologia e transtornos mentais
Importância da rotina e do autocuidado
Técnicas para gerenciamento do estresse e da ansiedade
Promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Relações Familiares e Educação no Mundo Conectado
Desafios da parentalidade na era digital
Estabelecimento de limites saudáveis para o uso de tecnologia por crianças e adolescentes
Fortalecimento dos vínculos familiares através da comunicação
Educação emocional e desenvolvimento de habilidades sociais
Inteligência Emocional e Resiliência no Cotidiano
Compreensão e gestão das próprias emoções
Desenvolvimento da empatia e das habilidades sociais
Construção da resiliência frente às adversidades
Aplicações práticas da inteligência emocional no ambiente de trabalho e na vida pessoal
Educação e Desenvolvimento Humano na Sociedade Digital
Transformações no processo de aprendizagem com o advento da tecnologia
Desenvolvimento de competências socioemocionais em ambientes educacionais
Promoção do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes
Integração de práticas pedagógicas inovadoras para o engajamento dos alunos