Grazi Mendes

São Paulo/SP


Grazi Mendes

Grazi Mendes é a Head de diversidade, equidade e inclusão da multinacional de tecnologia ThoughtWorks. Além disso, é colunista da revista MIT Sloan Review Brasil e palestrante TEDx.




Vídeos











Grazi Mendes é a Head de diversidade, equidade e inclusão da multinacional de tecnologia ThoughtWorks. Além disso, é colunista da revista MIT Sloan Review Brasil e palestrante TEDx.

Acumula cerca de 20 anos de experiência com atuação em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos. É também professora convidada em programas de desenvolvimento de lideranças e cultura inclusiva nas principais escolas de negócios do Brasil. Participou do primeiro processo seletivo afirmativo para pessoas negras do Brasil.

Grazi foi uma das criadoras da Ponte, uma consultoria de inclusão e equidade que atua na educação e construção de espaços acolhedores com as empresas. Também estava no TOP10 HR Influencer 2021 Brasil (GOIntegro LATAM). É LinkedIn Top Voice e foi eleita pelo prêmio Ser Humano da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) como personalidade profissional da área de pessoas em 2022. 

Membra fundadora da iniciativa Pacto de Promoção da Equidade Racial e integrante do Conselho de Embaixadores da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Em todos os papéis que ocupa se compromete com o futuro revolucionário que acredita: plural e inclusivo.

Acredita na inclusão enquanto instrumento de inovação e aposta na revolucionaria combinação de sonhos com oportunidades. Uma das dez maiores influenciadoras digitais da área de recursos humanos e professora das principais escolas de negócios do País.

Avessa aos discursos de superação que negam os efeitos do racismo e endossam a meritocracia, a palestrante faz de sua trajetória um lugar de questionamento: por que mulheres como ela ainda são tão poucas no universo corporativo? E, para além da narrativa do empenho individual, quais estratégias são realmente capazes de transformar essa realidade?

Em suas palestras, Grazi Mendes provoca o público a rever os modelos de cultura organizacional vigentes sob lentes como raça, classe e gênero. Propõe ainda um exercício de imaginação do futuro - não aquele inexorável, ao qual devemos nos adaptar para não sermos atropelados, mas aquele com que sonhamos.

Temas de Palestras:

Lideranças inclusivas

Força motriz de toda mudança, as lideranças inclusivas ainda são uma raridade: 5% dos executivos do mundo, conforme dados da consultoria americana Korn Ferry.

No Brasil, o índice é de apenas 2%. É, portanto, urgente trazer a inclusão como lente e estratégia e gestão. Este é o debate proposto por Grazi Mendes, que provoca os gestores com questionamentos como: qual mudança a sua caneta alcança? O ambiente é propício à inclusão e à diversidade? E, sobretudo: o investimento em motivação se reflete na satisfação e na saúde dos colaboradores?

Empatia assertiva

Um encontro norteado pelo conceito de empatia assertiva proposto por Kim Scott, ex-executiva do Google e da Apple: como gestores e colegas de trabalho, precisamos nos importar uns com os outros, ao mesmo tempo em que nos sentimos seguros e confortáveis para lidar com os necessários confrontos do dia a dia.

Grazi Mendes aborda tópicos como franqueza versus honestidade, autenticidade e vulnerabilidade no ambiente corporativo, feedback versus juízo de valor, entre outras discussões, essenciais para a construção de uma cultura organizacional não apenas saudável, como livre da mediocridade.

Futuros desejáveis

Estamos acostumados a lidar com o futuro provável, ou seja, aquele que é fruto das escolhas do presente. Mas ele também é resultado dos sonhos que tivemos no passado.

Sonhar, portanto, é uma potente ferramenta de planejamento que vem sendo negligenciada nos últimos dois séculos. Para Grazi Mendes, o pessimismo é um sintoma de decadência. As culturas que florescem têm uma imagem de futuro desejável.

Neste encontro, a palestrante aponta caminhos para o desenho de horizontes mais plurais e inclusivos.

Pessoas, no plural

Esta palestra aborda a necessidade de construção de narrativas mais inclusivas, que permitam às pessoas serem quem são no ambiente de trabalho.

Um conteúdo pensado por quem desenvolve políticas de diversidade no meio corporativo e aposta na revolucionária combinação de sonhos com oportunidades.

Testemunho:

A Grazi é uma pessoa maravilhosa e super inspiradora... Todo mundo saiu reflexivo desta live, e da melhor maneira!

Ela trouxe algumas questões super importantes e de maneira muito didática. É o tipo de conversa que a gente estava precisando ouvir neste “fechamento” de ano para nós, e nem sabíamos o quanto precisávamos.

Estamos todos ansiosos para esse samba da cura chegar logo.

Abraços,

Marina Cornachioni Beraldi
Performance de Serviços de TI e Comunicação
Raizen

Mande-nos uma Mensagem