Bira Azevedo

São Paulo/SP


Bira Azevedo

Bira Azevedo cofundador da Artéria é licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. Representante no Brasil da Partners for Youth Empowerment (PYE), organização especializada em formação de comunidades criativas.




Bira Azevedo cofundador da Artéria é licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia.

Representante no Brasil da Partners for Youth Empowerment (PYE), organização especializada em formação de comunidades criativas.

É roteirista e atua como Mestre de Cerimônias em eventos de abrangência nacional, que estão ligados aos seus temas de atuação, para diferentes parceiros como o Prêmio Itaú Unicef, a Fundação Lemann e a Escola Nacional de Administração Publica - ENAP.

Ao longo dos anos tem desenvolvido suas competências, atuando como facilitador de processos formativos. Seus principais temas de interesse são educação, criatividade e artes, com foco no desenvolvimento de pessoas e grupos, organizações e comunidades.

Atuou como professor de teatro e como coordenador de Arteducação na Casa do Sol – Pe. Luis Lintner e nas Obras Sociais Irmã Dulce, ambas com sede em Salvador (BA).

Em São Paulo trabalhou para o Instituto Ayrton Senna, com práticas voltadas para acompanhamento e formação de professores de escolas públicas em um programa de educação integral no estado de São Paulo e para o FICAS, na área de fortalecimento de práticas pedagógicas das Organizações da Sociedade Civil - OSCs, em todo o Brasil.

Como consultor, tem colaborado com diferentes organizações e empresas, entre elas a WorleyParsons, O Instituto Lina Galvani, a Fundação Cairuçu, e em projetos das áreas de educação, arte, cultura e desenvolvimento de pessoas e comunidades, em diferentes regiões do país.

Entre as práticas de consultoria mais recentes destacam-se a construção da metodologia da Associação LêComigo, a criação de atividades para material didático escolar com foco em desenvolvimento socioemocional para a coleção LigaMundo, da SOMOS Educação e a construção e facilitação do projeto de fortalecimento de grupos e associações de mulheres imigrantes vitimas de trabalho análogo a escravidão, em parceria com o FICAS.

Tipos de Trabalho: 

- Coaching
- Roterista.
- Consultoria Social.
- Mestre de Cerimônias.
- Treinamento e Desenvolvimento.

AT 08-09
Mande-nos uma Mensagem