Adolfo Tanzi é doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universidade de Oxford, Departamento de Educação, no Centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade. É Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP.
Foi Professor Adjunto do Departamento de Humanidades e Letras na UNILAB e Professor Visitante na UFBA, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação, na linha de pesquisa em Informática e Educação.
Atualmente, Adolfo é professor Adjunto, Chefe de Departamento - Letras Anglo-Germânicas da UFRJ e professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da UFRJ na linha 2 de pesquisa - discurso e práticas sociais. É também editor associado da Learning, Culture and Social Interaction, editor-chefe das revistas RBSHC - Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade e da RILA - Revista Indisciplina em Linguística Aplicada.
Aldofo é coordenador da seção brasileira ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research) e secretário global da mesma sociedade de pesquisas em atividades sócio-histórico-culturais (2017-2020). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada (NUVYLA/CNPq) UFRJ e membro da ANPOLL no GT Formação de Educadores na Linguística Aplicada.
O foco atual de pesquisa centra-se na perspectiva da linguagem no campo do ativismo social, mobilidade linguística, justiça social, autonomia, agência e ensino-aprendizagem, embasado em epistemologias críticas, com ênfase na teoria sócio-histórico-cultural, assim como em teorias críticas, cujas bases assentam-se numa perspectiva histórico-dialética.
Temas de Palestras:
- Educação/Educadores;
- Comunicação Corporativa - Expresão Verbal;