Raquel Oliveira

Raquel já teve diferentes posições e responsabilidades em várias organizações de comunicação social e educacionais. Foi associada à PUC-RIO, UERJ, Instituto Singularidades e FGV como Professora e Pesquisadora. Trabalhou como professora de língua inglesa por 20 anos, tanto no setor público quanto no privado no Brasil. Em 2012,  obteve a Bolsa SIG da IATEFL Learning Technologies.




 
 
 
 
 
 
Raquel já teve diferentes posições e responsabilidades em várias organizações de comunicação social e educacionais. Foi associada à PUC-RIO, UERJ, Instituto Singularidades e FGV como Professora e Pesquisadora. Trabalhou como professora de língua inglesa por 20 anos, tanto no setor público quanto no privado no Brasil. Em 2012,  obteve a Bolsa SIG da IATEFL Learning Technologies.
 
Ela assumiu com VP de Educação e Políticas Públicas da British Startup Gigalime em meio à crise do Covid 19 com o objetivo de repensar possíveis futuros e espaços para a transformação digital, de modo que os sistemas educacionais sejam redesenhados para estar em sintonia com as necessidades crescentes das sociedades contemporâneas, com o covid19 e com o futuro, como resultado do que estamos vivendo agora. 
 
Ela também faz parte do conselho da IA na Microsoft e do conselho de Aprendizagens ao longo da vida da Unesco. Foi secretária de Educação e Esportes em Cararu, um município com 43k estudantes no estado de Pernambuco, Brasil.
 
Raquel trabalhou como consultora na equipe do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial da Fundação Getúlio Vargas, onde foi a pesquisadora líder do relatório sobre Aprendizado de Inglês solicitado pelo governo do Reino Unido UK para ser usado como evidência para as decisões acerca do Fundo de Prosperidade. Ela também trabalhou em projetos com a Petrobras, Ministério da Educação do Brasil, CONSED, UNDIME, SUMMA, Harvard Graduate School of Education, Learning Policy Institute NY, Todos Pela Educação, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Lemann, Columbia Teachers College, OECD, OIT e projetos e capítulos de relatórios/livros.
 
Participa de missões internacionais de educação com instituições governamentais e organizações da sociedade civil em busca de inovações em gestão e educação e foi Pearson Fellow, trabalhando com a primeira infância em creches na África do Sul. 
 
Na Harvard Graduate School of Education , estudou Ensino para a Compreensão e desenvolveu projetos colaborativos em escolas de todo o Brasil sobre planos de aprendizagem e liderança. Devido a seu interesse em políticas de educação pública, freqüentou o "Curso de Excelência em Educação Básica - A Experiência de Shangai" na Universidade Normal de Shangai, instituição responsável pelo treinamento inicial e contínuo de professores da escola pública.
 
Hoje, Raquel se dedica ao estudo do uso de Inteligência Artificial aplicada à Educação e desenvolvimento de currículos e inovações educacionais.
 
Temas de Palestras:
 
- Covid-19;
- Criatividade e Inovação;
- Responsabilidade Social;
- Educação/Educadores;
- Politicas Públicas;
- Start-Up;
- Transformação Digital;
- Politicas Educacionais;
- Liderança;
- Inteligência Artificial;
 
AT 08-21