Canoas/RS
HomeFabiano Zortéa, especialista em varejo e comportamento do consumidor, com forte atuação no ecossistema de micro e pequenas empresas. É administrador de empresas com formação complementar em gerenciamento de projetos e pós-graduação em gestão de pequenos negócios. Ele acumula experiência prática na condução de estratégias e metodologias focadas em vendas, inovação, experiência do cliente e transformação digital no comércio.
Fabiano Zortéa, especialista em varejo e comportamento do consumidor, com forte atuação no ecossistema de micro e pequenas empresas. É administrador de empresas com formação complementar em gerenciamento de projetos e pós-graduação em gestão de pequenos negócios. Ele acumula experiência prática na condução de estratégias e metodologias focadas em vendas, inovação, experiência do cliente e transformação digital no comércio.
Ele desempenha papel institucional como coordenador estadual de varejo no Sebrae do Rio Grande do Sul, contribuindo para a qualificação de empresas do setor de comércio e serviços. Também atua como professor em programas de pós-graduação e MBA, além de mentor de negócios, e participa como curador ou colaborador em eventos nacionais e internacionais de varejo e inovação.
Além disso, ele é palestrante recorrente em conferências, feiras e encontros do setor, trazendo insights a partir de viagens de imersão e participação em grandes eventos globais de varejo, adaptando tendências mundiais para realidades locais. Ele valoriza o contato com empresários, aprende com a prática do dia a dia do varejo e transmite esse aprendizado em suas palestras, sempre com ênfase na aplicação concreta.
Temas de Palestras
Experiência do cliente & relacionamento
Ele ressalta a importância de “apaixonar-se pelo cliente, não pelo produto”, e como proporcionar interações memoráveis pode ser diferencial competitivo no varejo.
Tendências e inovação no varejo / transformação digital
Ele costuma trazer insights de eventos como a NRF e adaptá-los para realidade local, enfatizando a hibridação de canais, digitalização de processos e uso inteligente da tecnologia no varejo.
Gestão comercial e estratégias de vendas
Em suas palestras, ele costuma abordar técnicas de vendas, personalização no atendimento, incremento de resultados e como estruturar times comerciais com foco em resultados.
Comportamento do consumidor, cultura & sustentabilidade
Ele trata das novas gerações de consumidores, da relevância da sustentabilidade como valor agregado e da demanda por empatia digital — ou seja, como os consumidores esperam sentido, ética e conexão nas marcas.