Paulo Blikstein, educador e pesquisador reconhecido internacionalmente por seu trabalho na interseção entre tecnologia, educação e equidade social. Atualmente, é professor associado no Teachers College da Universidade Columbia, em Nova York, onde atua nas áreas de Educação, Tecnologia e Design. Também é professor afiliado ao Departamento de Ciência da Computação e ao Data Science Institute da mesma universidade.
Sua formação acadêmica inclui graduação em Engenharia Metalúrgica e Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Media Arts & Sciences pelo MIT Media Lab e doutorado em Ciências da Aprendizagem pela Northwestern University.
Blikstein é fundador do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) e do programa global FabLearn, que promove a cultura maker e a fabricação digital em escolas de diversos países. Foi também o criador do primeiro programa de pesquisa a levar makerspaces para escolas, o FabLearn Project, presente em 22 países.
Entre 2008 e 2018, integrou o corpo docente da Escola de Educação da Universidade Stanford, onde fundou e dirigiu o Lemann Center for Brazilian Education, uma iniciativa dedicada à transformação da educação pública no Brasil.
Sua pesquisa foca em como novas tecnologias podem transformar profundamente o aprendizado em ciências, engenharia e matemática. Ele desenvolve tecnologias educacionais inovadoras, como modelagem computacional, robótica e fabricação digital, criando ambientes de aprendizagem práticos onde crianças aprendem disciplinas STEM construindo projetos e dispositivos sofisticados.
Blikstein também é reconhecido por sua atuação crítica em relação ao uso da inteligência artificial na educação, defendendo que a tecnologia deve ser uma ferramenta para empoderar professores, e não substituí-los.
Seu trabalho tem sido amplamente divulgado e premiado, incluindo o National Science Foundation Early Career Award e o AERA Jan Hawkins Early Career Award. Além disso, possui duas patentes relacionadas ao desenvolvimento de ferramentas de programação tangível para crianças em idade pré-escolar, em colaboração com o Google Creative Labs.
Temas de Palestras
Tecnologia na Educação: Ferramenta de Inclusão ou Exclusão?
A importância de garantir acesso equitativo às tecnologias educacionais.
Como a falta de infraestrutura pode ampliar desigualdades já existentes.
Exemplos de iniciativas bem-sucedidas que promoveram inclusão digital.
O papel das políticas públicas na democratização do acesso à tecnologia.
Cultura Maker e Aprendizagem Ativa: Transformando a Sala de Aula
Introdução ao movimento maker e sua aplicação na educação.
Benefícios da aprendizagem baseada em projetos para o desenvolvimento de habilidades do século XXI.
Como implementar espaços makers em ambientes escolares com recursos limitados.
Estudos de caso de escolas que adotaram a cultura maker com sucesso.
Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Oportunidades
O potencial da IA para personalizar o aprendizado e apoiar professores.
Riscos associados ao uso indiscriminado de tecnologias sem mediação pedagógica.
A importância de manter o papel central do educador no processo de ensino-aprendizagem.
Diretrizes para a implementação ética e eficaz de soluções baseadas em IA nas escolas.
Pedagogias Progressistas: Caminhos para a Equidade na Educação
Fundamentos das pedagogias progressistas e sua relevância no contexto atual.
Como metodologias ativas podem contribuir para a redução das desigualdades educacionais.
A relação entre currículo, práticas pedagógicas e justiça social.
Estratégias para capacitar professores na adoção de abordagens pedagógicas inclusivas.