São Paulo/SP
HomeFábio Mariano Borges, pesquisador, professor e consultor com forte atuação em comportamento do consumidor, tendências e cultura. Sua abordagem combina perspectivas da sociologia e antropologia para compreender as dinâmicas sociais que moldam o consumo e os mercados. Ele lidera projetos de consumer insights, estudos etnográficos e análises culturais para grandes empresas, orientando decisões estratégicas com base em evidências qualitativas e quantitativas.
Fábio Mariano Borges, pesquisador, professor e consultor com forte atuação em comportamento do consumidor, tendências e cultura. Sua abordagem combina perspectivas da sociologia e antropologia para compreender as dinâmicas sociais que moldam o consumo e os mercados. Ele lidera projetos de consumer insights, estudos etnográficos e análises culturais para grandes empresas, orientando decisões estratégicas com base em evidências qualitativas e quantitativas.
Como executivo em agência especializada em tendências e estudos de mercado, Fábio atua com clientes de diversos setores, ajudando-os a conectar práticas de negócio a movimentos culturais e sociais emergentes. Em paralelo, tem presença expressiva no meio acadêmico: atua como professor em cursos de pós-graduação e mestrado, sendo orientador e colaborador em pesquisas que cruzam consumo, causas sociais, identidade e inovação.
Sua trajetória inclui passagem por institutos de pesquisa, empresas de marketing e publicidade, e também participação na criação de iniciativas focadas em classes populares e inclusão social. Ele também contribuiu com produções etnográficas em vídeo para ilustrar narrativas de comportamento e cultura, sempre com o objetivo de sensibilizar gestores a olhar para o consumidor como sujeito complexo e agente de transformação.
Com estilo comunicativo, Fábio busca provocar reflexão e inspirar ação — conectando insights culturais à prática empresarial, estimulando impacto organizacional e mudança de mindset.
Temas de Palestras
Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas organizações
Ele explora como construir ambientes organizacionais inclusivos, como fomentar a equidade de oportunidades e como culturas internas podem se transformar a partir de práticas de diversidade.
Tendências e comportamento do consumidor
Em suas palestras ele analisa sinais sociais emergentes, movimentos culturais e padrões de consumo, ajudando empresas a antecipar mudanças e inovar com base em dados culturais.
Liderança com propósito e cultura organizacional
Aborda como liderar times com consciência social, como modelos de liderança humanizada podem gerar mais engajamento e como alinhar propósito à estratégia de negócios.
Pesquisa etnográfica, antropologia e insights de mercado
Fábio compartilha como metodologias qualitativas como etnografia e netnografia podem revelar camadas profundas do comportamento, contribuindo para decisões mais acertadas em marketing, inovação e comunicação.