Jornalista, Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e sociólogo brasileiro, é integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) da referida universidade.

Foi colunista da revista Época e da Folha de S.Paulo (até setembro de 2007). Também foi colunista da Rádio BandNews FM e comentarista do Jornal da TV Cultura.

Desde 1993, é diretor editorial do boletim Mundo: Geografia e Política Internacional. Magnoli tem-se posicionado ativamente contra ações afirmativas e cotas raciais.

Em seu livro de 2009, Uma Gota de Sangue, a tese central é de que ações afirmativas e o movimento negro resultam de uma armação ideológica (o multiculturalismo), que conspira contra o princípio da igualdade perante a lei.

Seu ponto de vista de que, no Brasil a fronteira racial não existe na consciência das pessoas e de que já no século XIX a História do Brasil era contada como uma "mescla de raças" (enquanto que nos Estados Unidos a segregação racial tornava-se norma), foi contestado mesmo em veículos dos quais ele participa ativamente, como a Folha de S. Paulo.

Ele refutou esta análise, afirmando que o autor da mesma (Marcelo Leite) havia sido vítima da pressa e que em seu livro havia 80 páginas que comprovariam e esclareceriam sua tese.

Atualmente é autor e coautor de diversas obras, também é colunista dos periódicos O Estado de S. Paulo e O Globo, e comentarista de política internacional do Jornal das Dez da Globo News.

Livros Publicados:

- O que é geopolitica
- África do Sul: capitalismo e apartheid
- O novo mapa do mundo
- União Européia: história e geopolítica
- Elaine Senise Barbosa. Formação do Estado Nacional: as capitais e os simbolos do poder politico
- O corpo da pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil.
- O mundo contemporâneo: os grandes acontecimentos mundiais da guerra fria aos nossos dias
- Relações internacionais: teoria e história
- Regina Araujo. O projeto da Alca: hemisfério americano e Mercosul na ótica do Brasil
- Carlos Serapião Jr.. Comércio exterior e negociações internacionais.
- O grande jogo: política, cultura e ideias em tempos de barbárie
- Terror global
- Uma gota de sangue: história do pensamento racial
- Elaine Senise Barbosa. Liberdade versus igualdade
- O mundo em desordem

Temas de Palestra:

- Política Internacional e Nacional
- Políticas Públicas
- Jornalistas - Politica 

Tipos de Trabalhos: 

- Moderador de Debates
- Jornalistas 
- Historiadores 

AT 01-20