Jorge Felix

Jorge Felix é doutor (Ph.D) em Ciências Sociais (PUC-SP), mestre em Economia Política (PUC-SP) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UGF).




 

 

 

Jorge Felix é doutor (Ph.D) em Ciências Sociais (PUC-SP), mestre em Economia Política (PUC-SP) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UGF).

Criou o Centro de Estudos da Economia da Longevidade, um think-tank sobre envelhecimento populacional. Atualmente é professor doutor (MS-3) da Universidade de São Paulo, na graduação e no mestrado em Gerontologia (stricto sensu) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). É professor de Economia Política no curso de pós-graduação (lato sensu) Mídia, Política e Sociedade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e comentarista de Longevidade na Rede Globo de Televisão.

É autor dos livros "Viver Muito" (2011, Editora Leya) e "Economia da Longevidade" (2019, Editora 106 Ideias). Tem artigos, capítulos de livro e textos acadêmicos publicados em Buenos Aires, Ontário, Paris, Porto, Viena, Varsóvia, N.Y. e Londres. Desde 2007, é pesquisador do grupo Políticas para o Desenvolvimento Humano (PDH) no Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUC-SP, onde estuda a influência do capital financeiro, economia internacional, envelhecimento populacional, sistemas de previdência e políticas públicas para os idosos. É integrante também do grupo de estudos do Novo Desenvolvimentismo (FGV).

Trabalhou em jornais, portais de internet, rádios, revistas e emissoras de tv desde 1986. Foi editor de livros e publicou vários autores brasileiros e estrangeiros. Em 2012, foi júri do prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Informação Econômica. Em 2014, foi jurado do Prêmio Jabuti, nas categorias Livro-reportagem e Comunicação. Em 2015, foi jurado da Bourse Charles Foix, em Paris, promovida pelo Silver Valley, para start-ups e inovação para o envelhecimento e, a convite do Silver Valley e da Caisse Nationale dAssurance Vieillesse (CNAV - Île de France) fez palestra sobre economia da longevidade, em Paris.

Desde 2021, é membro da rede Économie Internationale de la Longévité, sediada em Paris. É pesquisador ad hoc da UNESCO por meio do NetExplo Observatory, de Paris. Em 2017, convidado pela Universidad Nacional Autónoma de México, fez conferência no II Congreso Internacional Interdisciplinário sobre Vejez y Envejecimiento. Em 2018 e 2019, convidado pelo SilverEco.fr, foi jurado das duas edições (Paris e Tóquio) do SilverEco and Ageing Well International Awards.

Em 2020, foi convidado como palestrante do II Congreso Internacional Silver Economy (Espanha). Escreveu o verbete Social Entrepreneurship and Aging da Encyclopedia of Gerontology and Population Aging (2020, Springer, N.Y.). É autor da ideia original (argumento) do longa metragem "Alzheimer na periferia" (2018) e foi consultor do especial "Falas da Vida", na Rede Globo (2021). Tem interesse nas áreas: comunicação, envelhecimento populacional, economia da longevidade, economia política internacional e mundo do trabalho.

Temas de Palestras:

- Educação / Educadores;
- Jornalistas;
- Economia;
- Sociologia;
- Comunicação;
- Startup;
- Inovação;

AT 06-22
Mande-nos uma Mensagem