Qual o perfil que o líder eficaz deve ter para alcançar os melhores resultados?
Existem dois tipos de perfis. Dependendo de como está a empresa, em qual grau de maturidade se encontra e qual o seu ramo de atividade, podemos optar por um desses dois:
1º Perfil:
Firme
Servidor
Inspirador
Flexível
Ético
A ética não se negocia, independente do modelo, é preciso sempre ter em evidência esta característica.
Todos querem um líder firme, não no sentido ditar regras ou até mesmo usar o poder em forma de repressão, mas querem alguém que seja inspiração, que una o que fala com o que faz.
Ser assertivo nas decisões, ou seja, entender de todos os processos e saber como guiar. Deve ser servidor no sentido de falar com o funcionário que está tendo problema, identificar se existe algum conflito podendo ser técnico ou de relacionamento, ajudar que o próximo tome consciência do problema e orientar na solução.
2º Perfil:
Duro
Firme
Severo
Justo
Ético
Esse segundo perfil continua na linha de firme e ético, porém tem algumas características mais “agressivas”, ou seja, é mais exigente com o resultado.
O que posso concluir é que um mesmo líder pode ter esses dois tipos de perfis, ou seja, depende muito de com quem ele vai lidar. Uma vez que as pessoas são diferentes, então temos que ter tratamentos diferentes.
E é importante que haja o discernimento, de como agir em cada situação, com cada pessoa.
Caso seja necessário repreender um colaborador por algum motivo, sempre faça isso em particular. Outra dica, é sempre bom começar a conversa levantando algum ponto positivo, depois vem a repressão e finaliza a conversa dizendo que confia na pessoa e tem certeza que na próxima vez ela vai conseguir fazer melhor.
É o famoso POSITIVO|NEGATIVO|POSITIVO.
Isso porque se você já começa criticando, o indíviduo perde totalmente a atenção na conversa e não vai conseguir absorver nada do que foi dito.
E ai? Você está sabendo qual estilo de liderança usar em cada situação?
Meus amigos, espero que essa publicação os faça refletir sobre o tema. Analise qual o seu perfil de liderança e se policie de acordo com a situação e com a pessoa que está sendo liderada.
Experiência Do Cliente. O que toda marca tem que fazer para que o Cliente se atraia à marca e não queira mais se desconectar dela. Artigo publicado pelo Edmour Saiani.
Direcionamento Estratégico, o caminho para ser assertivo Artigo publicado pelo Alessandro Mendes.
A Importância da SUA Imagem Pessoal e Corporativa. Artigo publicado pela Dany Padilla.
A alma do negócio. Artigo publicado pelo Claudio Diogo.
Consumidor é quem manda e obriga varejo a inovar. Artigo escrito por Alessandro Balbino.
A evolução social e seus reflexos no varejo. O varejo se transforma e evolui margeando o dia a dia de seus consumidores e sua sociedade... Artigo publicado pelo Artur Ximenes