Londres/UK
HomeMorena Leite, chef de cozinha reconhecida por misturar técnicas francesas com ingredientes típicos do Brasil e uma das donas e sócias do grupo Capim Santos, que inclui os restaurantes Capim Santo e Santinho e o Instituto Capim Santo.
Morena Leite, chef de cozinha reconhecida por misturar técnicas francesas com ingredientes típicos do Brasil e uma das donas e sócias do grupo Capim Santos, que inclui os restaurantes Capim Santo e Santinho e o Instituto Capim Santo.
Aos 15 anos, foi estudar em Cambridge, na Inglaterra, onde entrou em contato com diversas culturas e foi a partir daí que despertou de vez o seu interesse pela gastronomia. Dois anos mais tarde, foi para Paris, estudar na escola gastronômica mais famosa e renomada do mundo, Le Cordon Bleu, se formando como Chef de Cozinha e Confeitaria, sendo uma das alunas mais jovens a se formar na escola. Segunda ela, lá aprendeu a valorizar a cultura de um país a partir de seus ingredientes locais. Foi a partir daí que nasceu a sua característica culinária: a utilização da técnica francesa com ingredientes brasileiros.
Em 1999, Morena inaugurou a sua filial do restaurante Campim Santos na cidade de São Paulo, no ano seguinte começar a dar aulas no Atelier Gourmand e em 2001 foi convocada a representar o Brasil no "Festival da Cozinha Latino Americana", em Chicago. Seis anos mais tarde, inaugurou a Escola de Cozinha Sabores e Saberes.
Hojé, além dos restaurantes Capim Santo e Santinho, comando um Buffet-Catering e o Instituto Campim Santo. Escreveu 8 livros de cozinha e, de forma antropológica, mostra que o alimento também nos nutre culturalmente, geograficamente, historicamente, espiritualmente e musicalmente. Participou de inúmeros festivais de cozinha na França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Emirados Árabes, África, Estados Unidos e América latina. E em 2016, inaugurou a segunda filial do restaurante Capim Sants, na cidade do Rio de Janeiro.
Em 2017, Morena foi convidado pela francesa Coco Coupérie-Eiffel, dona do Café de L'Homme e bisneta de Gustave Eiffel, o arquiteto responsável pelo projeto da Torre Eiffel, a criar um menu especial, com ingredientes tropicais, para o verão francês.
Temas de Palestras
A Gastronomia como Expressão Cultural: Técnicas Francesas e Ingredientes Brasileiros
A formação em Le Cordon Bleu e o aprendizado da valorização cultural via ingredientes locais
A fusão entre técnica francesa e insumos brasileiros
O papel da cozinha na preservação da identidade cultural brasileira
Casos práticos de pratos autorais que unem Brasil e França
Empreendedorismo Gastronômico com Propósito: O Caso do Grupo Capim Santo
A criação e expansão dos restaurantes Capim Santo e Santinho
O Instituto Capim Santo: gastronomia com impacto social
A gestão de buffet, catering e eventos culturais
Os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino na gastronomia
Alimentação como Experiência Multissensorial e Antropológica
A comida como nutriente do corpo e da alma
A relação entre alimento, geografia, história, espiritualidade e música
A construção de menus temáticos com base em elementos culturais
O papel do chef como contador de histórias por meio do sabor
Gastronomia Brasileira no Cenário Internacional
Participações em festivais internacionais: aprendizados e trocas culturais
A criação do menu tropical no Café de L’Homme, em Paris
Como representar o Brasil com autenticidade e sofisticação
O papel dos ingredientes nativos na valorização do Brasil no exterior