Steve Blank

Steve Blank é um empreendedor em série do Vale do Silício e um acadêmico de empreendedorismo baseado em Pescadero, California. Blank é reconhecido pelo desenvolvimento da metodologia Customer Development, que lançou as bases para o movimento Lean Startup. Blank é também o co-fundador de E.piphany.




 

 

 

Steve Blank é um empreendedor em série do Vale do Silício e um acadêmico de empreendedorismo baseado em Pescadero, California. Blank é reconhecido pelo desenvolvimento da metodologia Customer Development, que lançou as bases para o movimento Lean Startup. Blank é também o co-fundador de E.piphany.

Steve esteve por mais de trinta anos na indústria da tecnologia. Ele fundou ou trabalhou em oito companhias startups, sendo que quatro realizaram IPO e tornaram-se empresas de capital aberto.

O Google Tech Talk de Blank, A História Secreta do Vale do Silício, oferece uma profunda perspectiva amplamente aceita sobre a emergente inovação de startups do Vale do Silício. Blank publicou três livros: The Four Steps to the Epiphany, Not All Those Who Wander Are Lost e The Startup Owner's Manual.

Blank ensina e escreve sobre Customer Development e é professor consultor associado de empreendedorismo em Stanford. Atualmente, ele leciona em Haas School of Business, Universidade da Califórnia em Berkeley, Columbia University e California Institute of Technology (Caltech).

Steve Blank chegou ao Vale do Silício no início do boom dos negócios em 1978. Seu primeiro trabalho na região foi na ESL, uma startup que foi a principal companhia em inteligência dos EUA para a National Means of Technical Verification. A companhia ajudou o governo a entender tecnologia e armamento soviéticos durante a Guerra Fria.

Durante seus 34 anos de carreira, Blank fundou ou trabalhou com uma vasta variedade de companhias de alta tecnologia. Quatro de suas companhias vieram a público. Algumas de suas empreitadas incluem Zilog e MIPS Computers, Convergent Technologies, Ardent, SuperMac Technologies, ESL e Rocket Science Games.

Blank, desde então, atuou nos conselhos de administração das entidades públicas Macrovision/Rovi e Immersion, bem como em várias empresas privadas. Ele continua a investir e assessorar startups do Vale do Silício, como Udacity e Votizen.

No início de 2011, Blank inaugurou o curso sobre Lean LaunchPad na Stanford University.O curso ensina fundadores a como reduzir a sua taxa de falha através da combinação de design do modelo de negócios, desenvolvimento de clientes e desenvolvimento ágil. Em julho de 2011, ele foi convidado pela National Science Foundation para adaptar a ementa do curso para o Corpo de Inovação que desenvolve e alimenta um ecossistema nacional de inovação, ajudando as descobertas da investigação fundamental a se tornarem novas empresas. Os professores da NSF vão ensinar 150 equipes de ciência e engenharia em 2012 e vai se expandir para 350 equipes em 2013.

No outono de 2012, uma versão online do curso Lean LaunchPad foi desenvolvida com a ajuda da Udacity. Ele incorpora as ferramentas de aprendizagem, tais como vídeos, quizzes, e trabalhos de casa para ensinar os princípios de empreendedorismo.

Blank é conhecido entre empreendedores e estudantes como um dos "padrinhos do Vale do Silício". Seus livros, blogs e entrevistas são muitas vezes referenciados ou apresentados em publicações de notícias do mundo, como a Reuters, e New York Times, Forbes, Inc, TechCrunch e The Wall Street Journal. Blank já realizou numerosos eventos e conferências sobre empreendedorismo e a metodologia Customer Development.

Temas de Palestras:

- Empreendedorismo;
- Customer Development;
- Tecnologia;
- Startup;
- Educação/Educadores;

AT 07-21