São Paulo/SP
HomePaulo Tafner, graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente, é diretor-presidente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP).
Paulo Tafner, graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente, é diretor-presidente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP).
Sua carreira inclui passagens por importantes instituições públicas, como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde coordenou o Grupo de Estudos da Previdência, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde atuou como diretor. Também foi superintendente de estudos e capacitação na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e subsecretário-geral de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.
No meio acadêmico, lecionou por mais de duas décadas na Universidade Candido Mendes. É autor e coautor de diversas obras sobre Previdência e políticas públicas, incluindo Demografia: A Ameaça Invisível e Reforma da Previdência: A Visita da Velha Senhora.
Temas de Palestras
Desmistificação de conceitos errôneos sobre a Previdência Social.
Análise das principais propostas de reforma e seus impactos.
Sustentabilidade do sistema previdenciário a longo prazo.
Avaliação do panorama econômico nacional e internacional.
Impactos de políticas econômicas nas finanças públicas.
Tendências e projeções para os próximos anos.
Estudos sobre a mobilidade intergeracional no país.
Relação entre políticas públicas e redução das desigualdades.
Propostas para promover maior equidade social.
Impactos do envelhecimento da população na economia.
Desafios para a Previdência e o sistema de saúde.
Estratégias para lidar com as mudanças demográficas.
Importância da educação básica de qualidade para o desenvolvimento.
Correlação entre investimento em educação e crescimento econômico.
Políticas educacionais eficazes para o futuro do país.