Sâo Paulo/SP
HomeMozart Neves Ramos formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1977. Concluiu doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1982 e realizou pós-doutorado na Politécnica de Milão, na Itália, entre 1987 e 1988.
Mozart Neves Ramos formou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1977. Concluiu doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1982 e realizou pós-doutorado na Politécnica de Milão, na Itália, entre 1987 e 1988.
Sua carreira acadêmica inclui atuação como professor da UFPE de 1977 a 2013, onde também foi pró-reitor acadêmico (1992–1995) e reitor em dois mandatos (1996–1999 e 2000–2003). Durante esse período, presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entre 2002 e 2003.
Na gestão pública, foi Secretário de Educação de Pernambuco de 2003 a 2006 e presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em 2006. Entre 2007 e 2010, atuou como presidente executivo do movimento Todos Pela Educação. Também foi membro do Conselho Nacional de Educação de 2005 a 2014 e novamente de 2018 a 2022.
Mozart Ramos foi diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e, desde 2020, é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), polo Ribeirão Preto.
É autor de livros como "Educação Sustentável" (2006), "Educação Brasileira: uma agenda inadiável" (2015) e "Sem Educação Não Haverá Futuro" (2018), além de coautor de "A Urgência da Educação" (2011). Em 2008, foi eleito pela revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.
Temas de Palestras
Educação e Formação de Educadores
• Reflexões sobre políticas públicas, qualidade do ensino e valorização do magistério.
Criatividade e Inovação na Educação
• Discussão sobre metodologias ativas, uso de tecnologia e desenvolvimento de competências para o século XXI.
Sustentabilidade e Meio Ambiente
• Integração de práticas sustentáveis no currículo escolar e formação de cidadãos conscientes.
Desenvolvimento Socioemocional
• Importância das habilidades socioemocionais no processo de aprendizagem e na formação integral dos estudantes.