Brasilia/DF
HomePedro Demo, sociólogo, professor e pesquisador amplamente reconhecido por suas contribuições ao campo da educação. Sua trajetória é marcada por uma crítica constante ao ensino tradicional e pela defesa da educação como prática transformadora.
Pedro Demo, sociólogo, professor e pesquisador amplamente reconhecido por suas contribuições ao campo da educação. Sua trajetória é marcada por uma crítica constante ao ensino tradicional e pela defesa da educação como prática transformadora.
Com uma produção intelectual vasta, ele destaca a importância da pesquisa como princípio educativo e da autoria como expressão da aprendizagem significativa. Suas ideias provocam educadores, gestores e estudantes a repensarem o papel da escola, do conhecimento e da cidadania na sociedade contemporânea.
Educação e Autoria: Aprender é Produzir Conhecimento
A diferença entre copiar e criar
O papel da autoria no desenvolvimento do pensamento crítico
Pesquisa como prática pedagógica
Como promover autoria em sala de aula
Escola que Ensina, Escola que Aprende
O desafio da escola reflexiva
Gestão democrática e aprendizagem coletiva
Avaliação como instrumento de aprendizagem
O professor pesquisador: um novo perfil docente
Cidadania e Educação: Formando Sujeitos Ativos
Educação para além da instrução técnica
O conceito de cidadania ativa
Escola como espaço de transformação social
A construção do sujeito ético e participativo
Pesquisa na Sala de Aula: Princípio Educativo
Pesquisa como método e como atitude
O protagonismo do aluno no processo investigativo
Integração entre conteúdo, contexto e investigação
Casos e experiências de sucesso com pesquisa escolar
AT 04-25