Marcos Fava Neves

Ribeirão Preto/SP


Marcos Fava Neves

Marcos Fava Neves, é professor titular da FEA/USP em Ribeirão Preto.


Vídeos


Marcos Fava Neves, nascido em Lins (SP), é professor em tempo parcial nas Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ / USP) em 1991, concluiu sua carreira de pós-graduação (mestrado, doutorado e livre-ensino) em estratégias de negócios e tornou-se professor titular da USP aos 40 anos de idade.

Chefe do Departamento de Administração da USP em duas administrações.

Ele completou sua pós-graduação em marketing de alimentos e planejamento do agronegócio na França (1995 - no IGIA) e na Holanda (1999 - Universidade de Wageningen).

Desde 2006, ele é professor visitante internacional na Universidade de Buenos Aires e desde 2013 na Purdue University, em Indiana, onde lecionou durante todo o ano de 2013.

É especializado em planejamento estratégico e gestão, tendo realizado mais de 200 projetos de planejamento no agronegócio brasileiro e mundial.

Trabalhou ou foi membro dos Conselhos das seguintes organizações: Botucatu Citrus, Vallée, Lagoa da Serra (CRV); Renk Zanini, Inova, Embrapa, Serviço de Informações sobre Carnes, Associação Mundial de Agronegócios, Cooperativa Coplana, Cooperativa Holambra, Ouro Fino, Canaoeste e Orplana (Organização de Plantadores de Cana).

Ajudou a montar e é acionista de 3 empresas, sendo 2 start-ups.

Ele é o autor e organizador de 67 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Uruguai, Inglaterra, Cingapura, Holanda e China por 10 editores diferentes.

Também escreveu dois casos para a Universidade de Harvard (2009/2010) e Purdue University (2013).

Publicou mais de 200 artigos indexados em revistas científicas internacionais e nacionais, tendo recebido 4.000 citações segundo o Google Scholar, um dos cientistas brasileiros mais citados no mundo.

Foi colunista do China Daily em Pequim e da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para O Estado de S. Paulo e Valor Econômico, entre outros, tendo mais de 600 artigos de análise conjunta publicados em revistas e jornais.

Participou de 335 congressos no Brasil e no exterior, tendo organizado mais de 30 congressos no Brasil e no exterior.

Na formação de discípulos e talentos humanos, orientou 30 teses, sendo 5 de doutorado e 25 de mestrado e 133 monografias. Ajudou, como professor, a treinar mais de 1.200 administradores de empresas, oferecendo 127 cursos de graduação e 22 cursos de mestrado e doutorado na USP.

Na avaliação de cientistas, participei de 176 Bancos, sendo 52 doutores e 124 mestres no Brasil e no exterior.

Realizou 1.080 palestras em 22 países, sendo um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente no agronegócio.

Temas de Palestra Presencial e Online:


- Planejamento e Estratégia
- Educação / Educadores
- Escritores / Autores
- Marketing / Comunicação
- Agronegócio - Agrobusiness
- Marketing
- Inovação
- Cana



 

 

 

 

 

 

AT 06-09