Ciro Pirondi

Mogi das Cruzes/SP


Ciro Pirondi

Atualmente, Ciro Pirondi é diretor da Fábrica Escola de Humanidades, diretor-executivo da Fundação Oscar Niemeyer e é o fundador da Escola da Cidade.




Vídeos



 

 

 

Atualmente, Ciro Pirondi é diretor da Fábrica Escola de Humanidades, diretor-executivo da Fundação Oscar Niemeyer e é o fundador da Escola da Cidade.

Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas, em São Paulo, e doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Ciro leva os canteiros de obras para serem discutidos em sala de aula. Em 1995, o arquiteto deixou a presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para fundar, no ano seguinte, a Escola da Cidade. Entre outros feitos marcantes, Ciro foi responsável pelas obras de revitalização do edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer e um dos símbolos de São Paulo. Também restaurou o acervo do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, falecido em 1998, que ficou conhecido por desenhar Brasília e ser um dos fundadores da arquitetura moderna nacional.

A pandemia nos obriga a repensar as cidades que fizemos:

Os desafios de viver nos grandes centros urbanos são enormes, como problemas ambientais, mobilidade e desigualdade, por exemplo. O último Fórum Econômico Mundial trouxe à tona a necessidade de repensarmos o futuro das nossas cidades, principalmente, após a pandemia.

"A cidade precisa de ações permanentes, não de quatro anos”, disse o urbanista, que criticou a influência política nos projetos urbanísticos. "A ideia de periferia e centro é uma ideia equivocada", analisou.

Inventamos as cidades para ter relações sadias:

Ciro Pirondi fez o Plano Diretor de Paraisópolis, junto com Ruben Otero e Anália Amorim e é um dos fundadores da Escola da Cidade. Arquiteto há mais de 30 anos, ele é autor de obras arquitetônicas com foco na revitalização de áreas públicas degradadas e, atualmente, é diretor da Fábrica-Escola de Humanidades João Figueiras Lima, o ensino médio técnico da Escola da Cidade.

Temas de Palestras:

- Arquitetura e Urbanismo
- Inovação em Arquitetura

AT 04-21
Mande-nos uma Mensagem