Mogi das Cruzes/SP
HomeCiro Pirondi arquiteto e urbanista brasileiro reconhecido por sua atuação crítica e humanista na arquitetura, com foco na responsabilidade social e na sustentabilidade. É cofundador da Escola da Cidade, uma instituição de ensino superior em São Paulo que adota uma abordagem interdisciplinar e democrática, inspirada nos princípios educacionais de Paulo Freire.
Ciro Pirondi arquiteto e urbanista brasileiro reconhecido por sua atuação crítica e humanista na arquitetura, com foco na responsabilidade social e na sustentabilidade. É cofundador da Escola da Cidade, uma instituição de ensino superior em São Paulo que adota uma abordagem interdisciplinar e democrática, inspirada nos princípios educacionais de Paulo Freire.
Pirondi também foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e dirigiu eventos importantes como a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e o Congresso Brasileiro Lúcio Costa. Além disso, atuou como diretor executivo da Fundação Oscar Niemeyer e da Casa Lúcio Costa, instituições dedicadas à preservação e promoção da arquitetura brasileira.
Sua prática profissional inclui projetos de requalificação urbana, como a restauração do Edifício Copan em São Paulo, em parceria com Oscar Niemeyer. Pirondi é conhecido por sua crítica à mercantilização da arquitetura e por defender uma visão que prioriza o bem-estar coletivo e a integração urbana.
Em reconhecimento à sua contribuição para a arquitetura sustentável e socialmente engajada, Ciro Pirondi foi laureado com o Global Award for Sustainable Architecture, prêmio concedido sob o patrocínio da UNESCO.
Atualmente, além de suas atividades acadêmicas e profissionais, Pirondi continua a influenciar o debate sobre o papel da arquitetura na construção de cidades mais justas e humanas.
Temas de Palestras
Arquitetura como Ato Político e Social
A cidade como espaço de inclusão ou exclusão
O papel do arquiteto na transformação social
Crítica à mercantilização da arquitetura
Projetos urbanos com foco no bem-estar coletivo
Exemplo: requalificação do Edifício Copan
Educação e Formação do Arquiteto Contemporâneo
O ensino da arquitetura sob a ótica de Paulo Freire
Interdisciplinaridade e autonomia na formação acadêmica
A experiência da Escola da Cidade
Reflexões sobre ensino técnico vs. crítico
Como formar arquitetos para um mundo em crise?
Sustentabilidade como Prática e Princípio Ético
O que é arquitetura sustentável além da técnica
Cultura, território e identidade na sustentabilidade
Exemplos de boas práticas no Brasil e no mundo
O papel da arquitetura em tempos de emergência climática
Reconhecimento e impactos do Global Award for Sustainable Architecture
Preservação e Requalificação do Patrimônio Moderno
Desafios e responsabilidades ao intervir em ícones modernistas
Oscar Niemeyer e a preservação da memória arquitetônica
A experiência da Fundação Oscar Niemeyer e Casa Lúcio Costa
Reabilitação urbana e direito à memória
Reuso adaptativo como estratégia sustentável
A Cidade que Educa: Urbanismo e Cidadania
O espaço urbano como campo pedagógico
A importância da escuta e do diálogo nos processos de projeto
Experiências participativas em urbanismo
Cidades latino-americanas: desafios e potências
Caminhos para cidades mais justas e humanas