Sergio Besserman

Rio de Janeiro/RJ


Sergio Besserman

Presidente do Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.


Vídeos


Presidente do Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Professor do Departamento de Economia da PUC-RJ, o economista e ecologista carioca, estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Harvard University.

Fez carreira executiva chegando a diretor de planejamento. 

Trabalhou ao lado de diversos presidentes do BNDES, entre eles Eduardo Modiano, Persio Arida e Luiz Carlos Mendonça de Barros, no processo de reforma modernizante do aparelho de estado brasileiro e reestruturação da indústria, que incluiu corte de gastos e privatização de empresas estatais.

Foi presidente do Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro e preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade.

Foi o primeiro diretor da área social do BNDES, quando ela foi recriada em 1997.

É membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações não governamentais como a Fundação Roberto Marinho, o WWF, a CI, o ICLEI e muitas outras. Comentarista de cidade da rádio CBN.

Ingressou nos quadros do BNDES ao obter o Premio BNDES para dissertações de mestrado em 1987 e lá fez carreira de executivo, tendo exercido a Diretoria de Planejamento entre 1996 e 1999.

Foi presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos.

No segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso (1999 - 2003) foi presidente do IBGE, quando comandou a realização do Censo 2000. 

Em Brasília, ficara conhecido como o louco do IBGE, depois de trocar a carreira segura de diretor do BNDES pela panela de pressão do IBGE, que à época contava com uma estrutura precária.

Em 2010, foi designado pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para presidir o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20 " e, ganhou na categoria revista Amanhã o Premio ''Faz a Diferença'' do Globo de 2013.

em 2014, para o assessoramento do Prefeito no exercício da Presidência do C40.

Ganhou em 2014 o Prêmio Jornalista & Cia/ HSBC na Categoria Especial de Personalidade Do Ano Em Sustentabilidade.

Temas de Palestras Presenciais e Online:

- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Educação / Educadores
- Mudanças climáticas, economia e empresas
- Mudanças Climáticas e Cidades

AT 04-20