José Antônio Marengo Orsini

São José dos Campos/SP


José Antônio Marengo Orsini

José Antônio Marengo possui graduação em Fisica y Meteorologia - Universidad Nacional Agraria, mestrado em Ingenieria de Recursos de Agua y Tierra - Universidad Nacional Agraria em Lima, Peru e doutorado em Meteorologia - University of Wisconsin - Madison em EUA. Fez pós doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Foi coordenador científico da previsão climática do CPTEC INPE.




 

 

 

José Antônio Marengo possui graduação em Fisica y Meteorologia - Universidad Nacional Agraria, mestrado em Ingenieria de Recursos de Agua y Tierra - Universidad Nacional Agraria em Lima, Peru e doutorado em Meteorologia - University of Wisconsin - Madison em EUA. Fez pós doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Foi coordenador científico da previsão climática do CPTEC INPE.

Atualmente é pesquisador titular e Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento no CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, onde trabalha com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres.

José é professor na pós graduação do INPE e membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas ( IPCC, WMO) e é membro de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças de clima, e mudanças globais. É consultor na área de estudos ambientais de mudanças globais, impactos, vulnerabilidade e adaptação as mudanças climáticas e parecerista de diversas revistas científicas e de agencias financiadoras nacionais e internacionais. 

Autor de mais de 250 artigos, capítulos de livros, livros, relatórios técnicos e trabalhos de congressos. Participa atualmente de vários projetos de pesquisa, com instituições brasileiras, inglesas, francesas e americanas, e têm intensificado atividades de docência e orientação de pesquisa, além de ser membro ativo em vários conselhos participativos de clima e hidrologia, mudanças climáticas e globais.

José Antonio tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, clima, mudança de clima, e modelagem de clima. É coordenador de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, e tem ocupado cargos administrativos no INPE onde foi Coordenador Geral do Centro de Ciência do Sistema Terrestre CCST.

Atualmente é membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, CLA y RE dos Relatórios do IPCC AR5 GT1 e 2, e é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e da The World Academy of Sciences (TWAS). 

Tema de Palestras:

- Mudanças Climáticas;
- Educação / Educadores;
- Sustentabilidade/Meio Ambiente - Aquecimento Global;


AT 05-22
Mande-nos uma Mensagem