Baltazar Moreira de Melo

Minas Gerais/MG


Baltazar Moreira de Melo

Formado em Tanatologia, especialidade que cuida das perdas e cujo objetivo é sempre proporcionar ao ser humano uma vida mais digna e de melhor qualidade. Um dos criadores do DOM, onde atua ininterruptamente desde a sua criação.




Médico formado pela UFMG, pós-graduado em Marketing pela FGV, formação em Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute). Professor da FGV em cursos de pós-graduação (MBA). 

Formado em Tanatologia, especialidade que cuida das perdas e cujo objetivo é sempre proporcionar ao ser humano uma vida mais digna e de melhor qualidade. Um dos criadores do DOM, onde atua ininterruptamente desde a sua criação.

Atua na área comportamental desde 1975. Já treinou mais de 150 mil pessoas em todo o Brasil e exterior, tendo como objetivo principal a construção de uma vida de melhor qualidade, formação e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Sempre focado no comportamento humano e relacionamento interpessoal. Com sua palestra “Atitudes e Posturas que Fazem a Diferença” no CBTD em Santos/SP, ficou entre os melhores avaliados, com uma nota de 9,79.

Autor do livro “mQr – Melhoria da Qualidade das Relações” e co-autor do livro Paixão pela Venda.

Sobre as Palestras: 

O objetivo é sempre estimular pessoas no sentido de estarem se aprimorando a todo instante, mas sempre com um foco comportamental. É curioso pensar que as pessoas são contratadas por competência e demitidas por comportamento. Portanto, é muito importante mostrar o que realmente faz toda a diferença nos dias atuais.

As palestras tem como principal característica a riqueza de conteúdo, mas, a abordagem sempre será feita com base no briefing apresentado, alinhando com o público alvo e se possível, utilizando exemplos da própria empresa/organização contratante.

Serão utilizados exemplos reais, vídeos ilustrativos, cases de sucesso e, quando possível, serão aplicadas dinâmicas vivenciais com o propósito de reforçar e aumentar a fixação dos conceitos.

Tema de Palestra: 

- Atitudes e posturas que fazem a Diferença: 

Palestra com o objetivo de provocar uma reflexão no sentido de mostrar que o sucesso não ocorre por acaso nem é fruto da sorte. A vida é feita de escolhas e o que normalmente as pessoas não percebem é que, ao fazerem uma escolha, escolhem também as consequências da escolha feita. Quem escolhe o não plantar terá como conseqüência o não colher e assim por diante.

De forma simples e utilizando vídeos, clipes ele procura mostrar que os detalhes fazem grandes diferenças e que as pessoas de sucesso sabem conquistar seus objetivos exatamente através das escolhas que fazem e das atitudes e posturas que assumem.

Com uma abordagem que literalmente “mexe” com as pessoas, emociona, faz pensar, mas acima de tudo, mostra que ter sucesso é conseqüência das escolhas que cada um faz. "É preciso ter atitude".

- Atitude Empreendedora:

Palestra cujo objetivo é provocar uma reflexão sobre o que realmente está por trás do empreendedorismo. A palavra chave é ATITUDE. Na verdade, qualquer que seja a atividade, o que realmente faz toda a diferença são nossas atitudes e posturas.

Uma pessoa empreendedora é diferente das demais exatamente pelas atitudes que tem. São capazes de perceber as tendências e se antecipam nas ações, estão 100% do tempo atentas às informações, definem o que querem, tem foco e investem todos os seus recursos e esforços para atingir os seus objetivos.

Existe uma grande diferença entre aventureiros e EMPREENDEDORES. Os verdadeiros empreendedores são aqueles que alcançam o sucesso e quando você compara o perfil do empreendedor com o do aventureiro, a diferença é gritante.

O empreendedor tem uma consciência superior sobre o porque de fazer o que faz, razão pela qual ele sempre põe a alma nas coisas que faz tendo como conseqüência o sucesso.

É uma abordagem lúdica, rica em exemplos reais, sempre procurando mostrar que não importa o tamanho ou complexidade do empreendimento, o sucesso está relacionado com a pessoa e suas atitudes.

- Liderança, o segredo da Gestão:

O maior desafio da atualidade para qualquer tipo de organização se resume em como contratar ou desenvolver líderes. Este é um produto que está em escassez no mercado.

Durante a segunda guerra mundial, observou-se que o melhor ou pior resultado de cada unidade militar não estava relacionado ao tipo de armamento empregado, nem às condições climáticas ou geográficas, tampouco ao tipo de estratégia adotada pelo inimigo. O que realmente determinava o resultado era principalmente o estilo de liderança adotado por cada comandante militar.

Em qualquer circunstância, está provado que as forças armadas seriam muito mais eficazes se tivessem líderes militares e não chefes. O mesmo se aplica a qualquer empresa ou organização.

O verdadeiro líder tem visão sistêmica, reconhece as competências e níveis de desenvolvimento de seus colaboradores e é flexível quanto ao estilo de liderança a ser aplicado para cada um. A maior injustiça que existe é tratar de forma igual pessoas diferentes. O verdadeiro líder é flexível, procura se adequar à realidade de cada colaborador, sem nunca perder o foco ou se esquecer que seu principal papel como líder é proporcionar o desenvolvimento do outro.

Um líder sempre reconhece suas próprias limitações, é humilde, duro quando necessário, mas sabe separar o pessoal do profissional e sempre dá uma lição de respeito às pessoas.

Um líder sempre decide com base em visão/missão/valores/política da empresa. O processo decisório é um dos maiores desafios em qualquer organização e, exatamente por falhas nas decisões é que muitas empresas vivem investindo em treinamento de bombeiros (apagadores de incêndios).

“O verdadeiro líder deve estar sempre disposto a servir”. É uma palestra que mostra através de exemplos reais e videoclipes as diferentes situações que marcam a eficácia do líder nas diferentes situações em que deve atuar.

- Por que você faz o que faz?:

Provoco uma reflexão sobre o que as empresas e pessoas de sucesso fazem de forma diferente. Na verdade o grande diferencial está na paixão com que as pessoas encaram aquilo que se propõem a fazer.

É preciso haver um perfeito alinhamento entre missão, visão, valores e as ações para realizar os objetivos propostos.

Palestra rica em exemplos tanto de grandes quanto de pequenas e médias empresas que são destaque, bem como de pessoas que são hoje referências internacionais graças a essa consciência bem desenvolvida em relação àquilo que fazem.

Existem sutilezas que estão presentes nas palavras, gestos, atitudes e posturas das pessoas de sucesso. São pequenos detalhes que faze grandes diferenças e que estão ao alcance de qualquer pessoa. São habilidades que qualquer um pode aprender a desenvolver.

- Qualidade de Vida ou Vida de qualidade: 

Palestra muito realista que mostra o que pode ser feito para se construir uma vida com muito melhor qualidade. Quer aceitemos ou não, todos nós estamos fadados a viver mais. A expectativa de vida aumenta a cada ano, os avanços da ciência nos proporcionam a certeza de que iremos muito mais longe. A questão é: com que qualidade?

O objetivo é provocar uma reflexão sobre a diferença entre qualidade de vida e vida de qualidade, mostrando que, certamente qualidade de vida todos tem porque está relacionado com o TER (boa casa, boa comida, boa roupa, bom carro, etc.) o que não garante vida de qualidade.

- Paixão Pela Venda: 

O objetivo é, de forma lúdica e descontraída, mostrar que atitudes, posturas e pequenos detalhes fazem grandes diferenças. Tudo será ilustrado com exemplos reais e alguns vídeo clipes que provocam profundas reflexões sobre o tema. Procuro mostrar que a venda é, acima de tudo, um processo emocional e que, quanto mais o vendedor conseguir alinhar a sua abordagem com aspectos que envolvem sentimento e emoção, mais sucesso ele terá nas vendas.

Grandes empresários que hoje fazem sucesso no primeiro mundo, em sua maioria, entraram no mercado de trabalho pela porta das vendas.

- Cenarios e tendencias do Varejo: 

Comparação entre os conceitos que eram verdadeiros no varejo “ontem” e que não servem mais para o modelo atual. A mudança de comportamento do consumidor como fator de pressão.

As atitudes e posturas que fazem diferença dentro de um cenário de commodities. Num momento em que produtos, serviços e preços ficam cada vez mais parecidos, é necessário investir em relacionamento como diferencial competitivo.

A importância da informação, na construção do conhecimento e a conseqüente transformação deste conhecimento em resultados para as empresas de varejo.

O consumidor de hoje é muito bem informado, tem acesso direto e imediato a qualquer informação, tem um grau de exigência muito elevado e conta com um elevado volume de opções.

O varejo e o relacionamento com sua cadeia de valor.

- Desafio e Superação: 

O conceito de "crise". A capacidade para perceber a oportunidade na crise, o risco da zona de conforto, o desafio e a superação com exemplos diversos (fatos reais que mostram pessoas que lutam contra todas as probabilidades e conseguem o inesperado).

O fechamento foca o ingrediente mais importante na atualidade para que se tenha sucesso em qualquer empreendimento – ATITUDE.

Outros temas de Palestras:

- Superação de Desafios
- Mudanças
- Liderança
- Motivação
- Comunicação Corporativa / Expressão Verbal 
- Relacionamentos Interpessoais 
- Treinamento e Desenvolvimento
- Como Vender com Atitude
- Equipe de Alta Performance
- Qualidade de Serviços
- Planejamento e Estratégia
- Vendas
- Varejo

AT 10-09
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