São Paulo/SP
HomeRodrigo Albuquerque, atual CEO do Grupo Petland&Co, responsável pela operação da rede de pet shops Petland no Brasil. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Rodrigo iniciou sua carreira no mercado financeiro, onde acumulou quase 10 anos de experiência. Em 2009, fundou a Brava Investimentos, que em 2012 foi reconhecida como uma das maiores operadoras de câmbio da XP Investimentos.
Rodrigo Albuquerque é empreendedor e CEO do Grupo Petland&Co, detentor da rede de pet shops Petland no Brasil. Formado em Administração de Empresas pela FAAP, acumula mais de uma década de experiência em gestão e expansão de negócios.
Em 2009, fundou a Brava Investimentos, que em apenas três anos se tornou uma das maiores operadoras de câmbio da XP Investimentos. Após essa trajetória no setor financeiro, direcionou seus esforços para o mercado pet, identificando uma oportunidade de profissionalizar os tradicionais pet shops de bairro.
Em 2014, trouxe a rede norte-americana Petland ao Brasil, estruturando um modelo de franquias com estratégia agressiva de expansão – que hoje supera em número de unidades a operação da marca nos Estados Unidos. A partir daí, o grupo consolidou-se como um dos principais players do setor, diversificando sua atuação.
Em 2018, foram criadas a Dra. Mei, rede de clínicas veterinárias voltada à medicina preventiva, e a Pet Choice, marca de produtos e acessórios para animais de estimação. Na sequência, o grupo adquiriu a rede de franquias 100% Pet e o e-commerce Geração Pet, além de lançar a Pet Pay, solução financeira com taxas competitivas para lojistas independentes.
Atualmente, a Petland&Co é um ecossistema completo presente em 23 estados brasileiros. Em 2021, o grupo registrou crescimento de mais de 70%, alcançando R$ 313 milhões em faturamento e 390 lojas. No mesmo ano, Rodrigo também passou a investir em inovação no setor, apoiando a foodtech A Quinta, especializada em alimentação natural para cães.
Sob sua liderança, o Grupo Petland&Co segue ampliando sua presença no mercado e promovendo transformações no segmento pet por meio de inovação, expansão e fortalecimento do pequeno empreendedor.
Temas de Palestras
Empreendedorismo e Inovação
A trajetória de trazer a Petland para o Brasil
Como identificar oportunidades em mercados tradicionais
O papel da inovação em negócios escaláveis
Lições práticas para empreender com propósito
Gestão e Estratégia de Negócios
Planejamento estratégico para empresas em expansão
Estruturação e gestão de grupos empresariais (case Petland&Co)
Indicadores de performance e gestão baseada em dados
Cultura organizacional e liderança de times diversos
Mercado Pet no Brasil e no Mundo
Panorama do mercado pet: tendências e oportunidades
A evolução do consumidor pet
Franquias pet: modelo de sucesso e desafios
Case Petland: da importação à liderança nacional
Franquias: Crescimento e Sustentabilidade
Como escalar negócios com o modelo de franquias
Seleção e suporte ao franqueado ideal
Padronização vs. personalização nas redes franqueadas
Estratégias de expansão nacional
Vendas e Experiência do Cliente
Construindo uma jornada memorável para o cliente
O impacto do atendimento no sucesso do varejo
Treinamento de equipes comerciais
A loja como ambiente de experiência, não apenas de vendas
Liderança e Propósito
Como ser um líder inspirador e coerente
Propósito como diferencial competitivo
Formação e motivação de equipes de alta performance
Liderança jovem: desafios e oportunidades