André Lara Resende



André Lara Resende

André Pinheiro de Lara Resende é um banqueiro e economista brasileiro. Ele é filho do escritor Otto Lara Resende. É graduado em Ciências Econômicas pela PUC-Rio, obteve posteriormente o título de Phd em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology




Vídeos



André Pinheiro de Lara Resende é um banqueiro e economista brasileiro.

Ele é filho do escritor Otto Lara Resende.

É graduado em Ciências Econômicas pela PUC-Rio, obteve posteriormente o título de Phd em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology

Trabalhou no Banco de Investimentos Garantia, no Unibanco e foi sócio fundador do Banco Matrix, junto com Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Ao lado de Persio Arida, arquitetou o Plano Arida-Resende que serviu de base para o Plano Real, antes do Plano Cruzado.

Em entrevista a Globo News em 2012, no Dossiê GloboNews, o ex-presidente Fernando Collor de Melo afirma que em uma consulta com André, Daniel Dantas e Mário Henrique Simonsen debateu a possibilidade do bloqueio de ativos financeiros.

André confirmou o efeito técnico do bloqueio dos ativos financeiros, pois indicava que com a elevada liquidez do mercado a hiperinflação poderia ser debelada com uma súbita redução de disponibilidade de ativos financeiros.

Porém, ambos foram unânimes em afirmar que a solução era politicamente "impossível".

Foi diretor do Banco Central do Brasil, negociador chefe da dívida externa e um dos integrantes da equipe econômica que elaborou o Plano Real.

Deixou o posto de sócio-diretor do Banco Matrix a convite do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso para assumir o cargo de assessor especial da Presidência e, posteriormente, a presidência do BNDES, em abril de 1998.

Em novembro de 1998 foi obrigado a renunciar à presidência do BNDES devido ao escândalo do grampo do BNDES, que também derrubou seu ex-sócio Luiz Carlos Mendonça de Barros da chefia do Ministério das Comunicações.

Acusado de improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público Federal, em razão do processo de privatização da Telebrás ocorrido em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, foi absolvido pela Justiça Federal de primeira instância em março de 2009, em sentença proferida pelo juiz titular da 17ª Vara Federal do Distrito Federal.

Posteriormente, atuou no mercado com uma companhia de investimentos.

Em 2014, atuou como conselheiro econômico da candidata à presidência Marina Silva.

Em janeiro de 2017, por meio do artigo “Juros e Conservadorismo Intelectual”, publicado no Valor Econômico, criticou a política de juros altos

Temas de Palestras:

- Macroeconomia
- Gastos Públicos

Tipos de Trabalhos:

- Macroeconomia
- Política
- Política - Economia

AT 07/09

 

Mande-nos uma Mensagem