Ronaldo Lemos, advogado, professor e pesquisador respeitado internacionalmente, especialista em temas como tecnologia, midia e propriedade intelectual.

Professor da cadeira de Direito da Informática da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e diretor do Creative Commons Brasil. Socio do escritorio Pereira Neto Macedo Advogados, coordenando a área de mídia e propriedade intelectual. Lemos foi um dos principais criadores do Marco Civil da Internet.

Lemos estudou em escola estadual de Araguari até os dezesseis anos, quando se mudou para Uberlândia. Logo depois foi para São Paulo, onde morou por dez anos e cursou direito na USP. É o único latino-americano entre os nove integrantes da cúpula do Creative Commons - o conjunto de licenças que permite a um artista licenciar parte de seus direitos autorais. Participa de uma pesquisa internacional chamada Open Business.

Integrou o corpo de fundadores da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro em 2002.

Foi professor visitante na universidade de Princeton e professor titular e coordenador da área de propriedade intelectual da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, onde fundou em 2003 o Centro de Tecnologia e Sociedade. Lemos criou o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) em 2003. 

Está à frente das atividades da Creative Commons no Brasil desde a adaptação da licença ao país em 2004. Fez mestrado em Harvard (EUA) sobre o tema e doutorado na USP.

Foi curador do TIM Festival entre 2005 e 2008. Fez parte do juri do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2009. É curador da Enciclopédia de Arte & Tecnologia do Itaú Cultural.

Foi presidente do iCommons de 2006 a 2008, organização voltada ao compartilhamento de conteúdo on-line. Apresenta semanalmente na Globonews o programa Navegador, focado em inovação.

Em janeiro de 2011 Lemos tornou-se professor visitante da Universidade de Princeton, afiliado ao Center for Information Technology Policy (Centro para Políticas da Sociedade da Informação). 

Foi um dos fundadores da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Ronaldo apresentou na MTV Brasil um programa chamado Mod MTV, focando em tecnologia e tendências, que estreou no dia 25 de abril de 2011 e escreve semanalmente para a Folha de S.Paulo.

Foi nomeado em 1 de fevereiro de 2012 conselheiro membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, coordenado pelo Ministério da Justiça. Foi nomeado pela Câmara dos Deputados em junho de 2012 como um dos membros titulares do Conselho Nacional de Comunicação,  órgão criado pelo artigo 224 da Constituição Federal, com atribuição de elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação, mídia e liberdade de expressão. Sua nomeação aconteceu como representante da sociedade civil, tendo como suplente o ex-ministro da cultura Juca Ferreira.

Foi diretor do CTS-FGV até 2013, quando foi sucedido pelo ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.

Em julho de 2013 tornou-se pesquisador visitante do MIT Media Lab e representante da diretoria do MIT Media Lab para o Brasil. Fundador do Overmundo, pelo qual recebeu o Golden Nica do Prix Ars Electronica na categoria Comunidades Digitais.

É um dos 13 membros do Conselho de Comunicação Social, criado pelo artigo 224 da Constituição Federal, tendo por atribuição elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação, mídia e liberdade de expressão. No dia 15 de julho de 2015 foi reconduzido ao Conselho de Comunicação Social para seu segundo mandato e eleito Vice-Presidente do órgão.

Foi também membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, coordenado pelo Ministério da Justiça. É curador da Enciclopédia de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural. É membro do Conselho de Administração de várias organizações, incluindo a Mozilla, Access Now, e o Stellar.org.

Foi nomeado em 2015 um dos Jovens Líderes Globais - Young Global Leaders - pelo Fórum Econômico Mundial. Ronaldo Lemos foi nomeado em novembro de 2015 como um membro (fellow) da Ashoka, organização da sociedade civil global que reconhece e apoia o trabalho de empreendedores sociais.

Autor do livro Direito, Tecnologia e Cultura, do livro Tecnobrega: O Pará Reinventando o Negócio da Música, e de diversos outros artigos em publicações nacionais e internacionais. Membro da Comissão de Comércio Eletrônico indicada pelo Ministério da Justiça. Foi também professor convidado no Centre for Brazilian Studies, em Oxford. Apontado pela revista Superinteressante como um dos novos pensadores do século 21.

É co-autor do plano nacional de Internet das Coisas (IoT) adotado pelo Brasil em 2018, em parceria com a Mckinsey. Escreve semanalmente para a Folha de São Paulo. Foi vice-presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. É fundador e um dos diretores do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Autor de vários livros, estudos, séries e documentários, publicados no Brasil e no exterior.

 

Temas de Palestras Presenciais e Online:

-Qual é o impacto da inteligencia artificial para o Brasil?
 
-Tecnologia e Segurança da Informação
 
-Industria 4.0, Internet e Liberdade de Expressão
 
-Comportamento Humano na era digital
 
-Blockchain, Cidades Inteligentes e Democracia
 
-Talento e Inovação na era 4.0
 
-Metaverso: Desafios e Oportunidades
A palestra explica o que é o metaverso, incluindo questões essenciais sobre como ele se estrutura. 
Fala das principais oportunidades, bem como da economia do metaverso. 
Dá exemplo de plataformas atuais que indicam os potenciais futuros e fala sobre o papel do Brasil nessa questão e também os desafios de inovação e de desenvolvimento inerentes à ideia de metaverso”. 



Outros Temas de Palestras Presenciais e Online:


- Educação / Educadores
- Advogado
- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal
- Tecnologia
- Inovação em Tecnologia
- Economia Criativa
- Qual é o impacto da inteligencia artifial para o Brasil?
- Tecnologia e Segurança da Informação
- Industria 4.0
- Internet e liberdade de expressão
- Blockchain, Cidades Inteligente e Democracia
- Talento e inovação na era 4.0
- Comportamento Humano na era digital


AT 05-22
Mande-nos uma Mensagem