São Paulo/SP
Raul Javales tem 31 anos de experiência no Setor Financeiro, Automotivo e Saúde. Foi Diretor Acadêmico do Instituto de Performance e Leadership, e da Brazilian Business School, Coordenador do Programa de Business Analytics da FGV.
Raul Javales tem 31 anos de experiência no Setor Financeiro, Automotivo e Saúde. Foi Diretor Acadêmico do Instituto de Performance e Leadership, e da Brazilian Business School, Coordenador do Programa de Business Analytics da FGV.
Atualmente é sócio da TNVG - Atuando no Brasil e Portugal e integrou o time de empresas como Banorte, Citibank e Volkswagen como PMO, Executivo de Crédito, M&A e Head de Estratégia, quando foi responsável pela Gestão do Brasil e do México, simultaneamente. É consultor e mentor de programas de desenvolvimento de c-level na HSM e na Singularity University Brasil, Professor do Programa de Formação de Conselheiro da FIEMG.
Raul também é mentor do Learning Village — Hub de Inovação da Singularity University, além de ser Fundador da ACE Consultoria Jr e da Federação Pernambucana de Empresas Juniores.
Temas de Palestras:
Inovação no mundo real ou a "Lá Nelson Rodrigues"
O objetivo é trazer a inovação para o mundo empresarial, compreendendo os conceitos e a aplicação prática da inovação, seja ela Incremental, Radical ou Disruptiva. Também abordamos os 10 tipos de inovação, conforme definidos por Keeley, explorando os horizontes de inovação e a importância da Ambidestria para navegar por eles.
Além disso, discutimos a necessidade de investir em inovação, garantindo que ela gere retorno sobre o investimento (ROI). Abordamos os aspectos relacionados aos investimentos, ação e governança no contexto da inovação. Destacamos a importância dos Agentes de Inovação e dos Agentes de Transformação no impulsionamento da inovação nas organizações.
Por fim, exploramos a jornada da inovação, compreendendo os desafios e as etapas envolvidas no processo de inovação, desde a identificação de oportunidades até a implementação bem-sucedida.
Inteligencia Artificial: Mitos e Verdades
Apresentaremos os conceitos de Inteligência Artificial, tanto de forma direta quanto correlata, de maneira executiva, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões. Também abordaremos o histórico da IA, desde seus primórdios até os dias atuais, destacando os avanços alcançados ao longo do tempo.
Exploraremos os impactos, usos e impulsionadores da IA, fornecendo uma compreensão clara de como essa tecnologia está transformando diversos setores. Discutiremos especificamente sobre o Chat GPT e a inteligência artificial generativa, enfatizando sua velocidade e o impacto que isso representa no mundo atual. Analisaremos como vivemos com a IA em nosso dia a dia, tanto em âmbito pessoal quanto profissional, destacando o uso de IA em diversas áreas sem que percebamos. Além disso, abordaremos o que podemos esperar em termos de futuras aplicações e por que não devemos nos preocupar com a substituição total dos seres humanos pela IA.
Por fim, discutiremos a relação entre IA e negócios, examinando o cenário atual e projetando o futuro. Analisaremos as oportunidades e desafios que a IA apresenta para as empresas, e como sua adoção pode impulsionar o crescimento e a inovação nos negócios, tanto no presente quanto no futuro.
Business Desing, Estrategia, Inovação e Transformação Agil
Vamos abordar o conceito de Business Design e sua relevância para a sustentabilidade dos negócios. Destacaremos a importância de estratégia, inovação e transformação de forma ágil e concreta, permitindo que as empresas redirecionem seus esforços ou até mesmo recriem negócios, produtos ou serviços para atender às demandas do mercado.
Destacaremos a utilização de ferramentas de design, como o Design Thinking, para garantir o ajuste ao mercado (Market Fit) e o lançamento efetivo no mercado (Go to Market), mantendo assim a competitividade. Também abordaremos a importância de um portfólio de modelos de negócios como estratégia para sobrevivência e aceleração dos negócios.
Compreender o Business Design e sua aplicação prática é fundamental para as empresas se adaptarem às mudanças do mercado, identificarem novas oportunidades e impulsionarem seu crescimento. Ser capaz de redesenhar, reinventar e criar modelos de negócios viáveis é essencial para se manter competitivo e sustentável em um ambiente de negócios em constante evolução.
Outros temas de Palestras:
- Planejamento e Estrategia;
- Criatividade e Inovação;
- Negocios;
- Resultados;
- Startups;
- Transformação Digital;
- Tecnologia;