Marina Cançado

São Paulo/SP


Marina Cançado

Marina Cançado é uma das principais vozes nos temas de ESG, Impacto, Investimentos Sustentáveis/Climáticos, Mercado de Carbono e Liderança Feminina no Brasil. É administradora de formação pela FGV-EAESP com pós graduação na Georgetown University e especializações em diversas universidades de renome como Stanford, MIT, ESPM, etc.




 
 
 
 
 
 

Marina Cançado é uma das principais vozes nos temas de ESG, Impacto, Investimentos Sustentáveis/Climáticos, Mercado de Carbono e Liderança Feminina no Brasil. É administradora de formação pela FGV-EAESP com pós graduação na Georgetown University e especializações em diversas universidades de renome como Stanford, MIT, ESPM, etc.

Começou sua carreira empreendendo o Grupo Tellus, uma organização focada em levar inovação para o setor público. Aos poucos, Marina foi fazendo a transição para atuar com grandes famílias empresárias em questões de formação nas novas gerações, filantropia estratégica, investimentos ESG- impacto ou alinhados às agendas de grande potencial para o Brasil, entre outros. Liderou e coordenou diversos grupos de lideranças empresariais como Geração Brasil Melhor, Agenda Brasil do Futuro e Legado para Juventude Brasileira (programa no qual teve a oportunidade de trabalhar com FHC por 4 anos e ser co-autora de um dos capítulos do livro que leva o mesmo nome da iniciativa).

Pelo trabalho que fazia com grandes grupos empresariais focado em alinhar os portfólios de negócios e investimentos com os temas de futuro, começou a se especializar em sustentabilidade, investimentos ESG e de impacto. Viajou o mundo durante um ano aprendendo com as principais referências e empacotei esse aprendizado na realização do primeiro grande evento sobre ESG no Brasil - a Converge Capital Conference - evento de dois dias para mais de 500 lideranças do mercado financeiro e empresarial com cerca de 100 speakers nacionais e internacionais, em 2020, logo antes da pandemia.

Ainda em 2020, Marina se tornou sócia da XP, responsável pela área ESG/investimentos sustentáveis. Além de ter atuado em muitos projetos estratégicos para integrar o olhar ESG nos investimentos e no negócio, fez centenas de lives e participou da organização da Expert ESG (evento flagship da XP que teve uma edição orientada para a agenda ESG).

Saiu da XP no começo de 2022 para ser co-CEO de uma das principais empresas brasileiras no mercado de créditos de carbono, a Future Carbon. Deixou o cargo recentemente para gestar novas iniciativas. Paralelamente, tem atuado como advisor ESG de algumas empresas e gestoras de investimento, além de ser uma das organizadoras do Brazil Climate Summit, evento que acontece anualmente em setembro em NYC em parceria com a Columbia University.

Pelo seu trabalho, foi reconhecida em algumas listas como 100 Mulheres da Inovação (2023), Mulheres da Nossa Época (2021),100 Climate Innovators (2021), Forbes Under 30 (2018), entre outras. Além disso, teve parte de sua história contada em um dos capítulos do Livro "Capital Feminino", lançado com apoio da B3. Ainda no ponto da liderança feminina, foi uma das mais jovens conselheiras da Presidência da República do Brasil, como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social entre 2016 e 2018.

 
Temas de trabalho:
 
- Sustentabilidade;
- ESG e Impacto;
- Investimentos ou Finanças Sustentáveis;
- Mudanças e Soluções Climáticas;
- Mercado de Carbono e Jornada Net Zero;
- Liderança Feminina;
- Inovação e Empreendedorismo;
AT 07-23
Mande-nos uma Mensagem