Thiago Queiroz

Rio de Janeiro/RJ


Thiago Queiroz

Thiago Queiroz é pai do Dante, Gael, Maya e Cora. Após o nascimento de seu primeiro filho, passou a se envolver ativamente com a divulgação e produção de conteúdo sobre formas mais empáticas e não violentas de criar filhos, provocando debates sobre masculinidade, parentalidade, infância e saúde mental em todos os conteúdos que produzia, seja em texto, vídeo ou podcast. 




 

 

 

 

Thiago Queiroz é pai do Dante, Gael, Maya e Cora. Após o nascimento de seu primeiro filho, passou a se envolver ativamente com a divulgação e produção de conteúdo sobre formas mais empáticas e não violentas de criar filhos, provocando debates sobre masculinidade, parentalidade, infância e saúde mental em todos os conteúdos que produzia, seja em texto, vídeo ou podcast. 

Através da criação de seu site, o Paizinho, Vírgula!em 2013, tornou-se uma das maiores referências em paternidade e criação com apego do país. É autor de 2 livros: o "Abrace Seu Filho", publicado em 2018, onde ele escreve de forma acessível sobre suas vivências e aprendizados ao criar seus filhos de forma empática e afetiva. E também o livro infantil "A Armadura de Bertô", onde ele conta uma aventura sobre o sentir, e sobre a construção de uma masculinidade mais saudável, de forma lúdica e sensível.

Thiago é certificado como líder pela organização Attachment Parenting International, e criador do primeiro grupo de apoio oficial no Brasil, a API Rio. Além disso, é também certificado como educador parental para a disciplina positiva, pela Positive Discipline Association.

Atualmente, Thiago realiza uma nova formação em Psicanálise e também é host de 2 dos maiores podcasts brasileiros focados em parentalidade e relacionamento no país: o Tricô de Pais (um podcast focados em paternidade),e o Vai Passar (um podcast original Spotify feito em parceria com Elisama Santos, sobre relacionamentos e filhos).

Thiago faz de sua vivência como pai a busca pelo desenvolvimento e divulgação de uma forma de criar filhos mais afetuosa, sensível e respeitosa. Também provoca diálogos sobre as transformações urgentes que os homens precisam viver, buscando uma masculinidade mais saudável e menos violenta.

Como fio condutor, utiliza da Comunicação Não-Violenta como um pilar fundamental para estabelecer essas conexões e apresentar formas mais eficientes e pacíficas de construir diálogos seja no ambiente familiar, escolar ou corporativo.

Em 2020, participou do documentário internacional Dads“, primeiro documentário produzido a nível global sobre paternidade, dirigido por Bryce Howard e com a participação de celebridades como Will Smith, Neil Patrick Harris e Jimmy Falon.

Thiago é colunista da Revista Pais&Filhos, um dos maiores veículos impressos do país sobre família e infância, produzindo textos provocativos não apenas sobre parentalidade mas, principalmente, sobre o papel do homem frente aos novos desafios da sociedade moderna.

Por fim, como o próprio Thiago gosta de dizer, apesar de tantos trabalhos produzidos e feitos alcançados, o que mais o define é justamente o fato de ser pai de 4 filhos.

Palestras para Empresas

Masculinidade saudável na prática: Homem não chora? Como lidar com o deserto emocional de homens queforam criados para serem fortes e indestrutíveis? Reflexões importantes sobre as masculinidades mais saudáveis não apenas no âmbito da família, mas também no âmbito corporativo e como isso pode beneficiar a todos.

Paternidade e seus novos paradigmas: O papel do pai provedor já é amplamente questionado, mas o que é ser pai hoje em dia? Pai ajuda a mãe? Quais são as funções esperadas de um homem que exerce sua paternidade em toda a sua plenitude, com todos os seus desafios e belezas, para além das
redes sociais? Como esses pais se 
encontram dentro das empresas e que barreiras enfrentam?

Parentalidade e a construção de vínculos seguros: As expectativas que temos para os nossos filhos, quando se tornarem adultos, normalmente não estão
alinhadas com as nossas formas de 
lidar com eles nos dias de hoje. Como criar filhos seguros, com autoestima, e que saibam se posicionar criticamente
na sociedade? Tudo isso passa pela 
forma com que construímos os vínculos com os nossos filhos, desde os primeiros dias de vida, e expõe a necessidade de repensar a forma como enxergamos a infância, se de fato, desejamos mudar o mundo.

Saúde mental do homem: Homens são ensinados a não sentir desde a infância, então como cuidar da saúde mental de alguém que, na maioria das vezes, sequer cuida da
saúde física para além da academia? 
Uma conversa aberta e franca sobre as dificuldades de letramento emocional de homens em todas as esferas da vida, desde os relacionamentos, filhos e ambiente de trabalho. 

Comunicação não-violenta para ambientes de trabalho saudáveis: O que é CNV e como ela pode transformar a vida de todos nós? Vamos conversar para entender o que essa proposta de comunicação baseada na empatia pode nos ajudar em absolutamente todas as nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais, desmistificando o que a CNV propõe.

Palestras para Escolas

A parceria entre famílias e escola: Precisamos conversar sobre como as escolas são vistas pelas mais diversas famílias. Há quem veja a escola como um lugar em que o filho vai passar tantas horas por dia, há quem pense que a escola é uma mera prestadora de serviços. Há escolas que enxergam as famílias como geradoras de problemas. Porém, a educação apenas prosperará a partir do momento em que as famílias e a escola se enxergarem como parceiras na educação das crianças. Como fazer isso acontecer no dia a dia?

Criação com apego na prática e nas escolas: Uma conversa acolhedora sobre a criação com apego na prática e nas escolas. O que ela propõe e como ela pode nos ajudar a criar crianças seguras, com autoestima, e que sabem se posicionar criticamente na sociedade? Tudo isso passa pela forma com que construímos os vínculos com os nossos filhos, desde os primeiros dias de vida, e precisamos repensar como enxergamos a infância se desejamos mudar o mundo. Como que esses vínculos devem se estabelecer dentro das escolas, para que a educação atinja sua efetividade máxima?

Limites: O eterno duelo entre a permissividade e autoritarismo parece estar ainda mais intenso nos dias de hoje, principalmente dentro de escolas e dos lares tão diversos. A realidade é que não existe um meio termo, mas um ponto onde as necessidades de todos os envolvidos podem ser atendidas, através de uma disciplina mais empática, menos violenta, e ainda com limites bem definidos. Nessa conversa, entenderemos os principais desafios e ferramentas de uma disciplina baseada na autoridade criada através do vínculo.

Desafios comportamentais: birras, autonomia e comparações: Crianças não vêm com manual - e que b om que não! Mas em um mundo sobrecarregado de informações para todos os lados, e muitas vezes divergentes, como podemos lidar de forma empática, não violenta, mas ainda com limites com os desafios comportamentais da infância, como as birras? Quais estratégias para lidar com tudo isso, incentivando a autonomia e respeitando não apenas o desenvolvimento infantil mas também as individualidades de cada criança, fugindo de comparações?

O uso de telas: As telas (celulares, tablets e TVs) são, talvez os maiores desafios do século, e não apenas para as crianças, como para nós mesmos, os adultos. Nessa conversa, entenderemos como ela nos afeta tanto quanto as crianças, mas com um diálogo baseado na empatia, e não no julgamento. Como educar crianças em um mundo real, com desafios reais, estabelecendo limites para as telas? Como elas podem ser nossas aliadas? Como evitar a síndrome da parentalidade distraída e quais ferramentas podem nos ajudar a nos desconectar das telas e nos reconectar a nós mesmos?

Bullying: O tema que talvez provoque mais divisão dentro de escolas e famílias, é no bullying onde precisamos colocar um olhar empático em todas as partes, não apenas nas crianças que sofrem com o bullying, mas também na criança que pratica o bullying. Como lidar com as famílias que desejam punições e expulsões? Essa é uma conversa sensível, urgente e necessária sobre como acolher a criança machucada, e como entender as dinâmicas de poder e opressão que criam o bully, para conseguir ajudar todas as crianças de forma efetiva.

Workshops para Grupos de Pais e Mães

Criação com apego na prática: Uma conversa acolhedora sobre a criação com apego na prática. O que ela propõe e como ela pode nos ajudar a criar crianças seguras, com autoestima, e que saibam se posicionar criticamente na sociedade? Tudo isso passa pela forma com que construímos os vínculos com os nossos filhos, desde os primeiros dias de vida, e precisamos repensar como enxergamos a infância se desejamos mudar o mundo. Como que esses
vínculos devem se estabelecer, e por 
que os vínculos de apego são o maior legado que podemos deixar para os nossos filhos?

Comunicação não-violenta na prática: O que é CNV e como ela pode transformar a vida de todos nós? Vamos conversar para entender o que essa proposta de comunicação baseada na empatia pode nos ajudar em absolutamente todas as nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais, desmistificando o que a CNV propõe. Até que ponto ela pode nos ajudar a nos comunicar com os nossos filhos, e também com nossos parceiros e parceiras?

AT 05-23
Mande-nos uma Mensagem