Belinda Simões

Alemanha


Belinda Simões

Possui doutorado em Medicina (Hematologia) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é outro (especifique) professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplansplante de medula óssea, transplante de medula óssea, anemia falciforme, doenças linfoproliferativas e transplante alogenico de medula óssea


Possui doutorado em Medicina (Hematologia) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é outro (especifique) professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplansplante de medula óssea, transplante de medula óssea, anemia falciforme, doenças linfoproliferativas e transplante alogenico de medula óssea.

Professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto teve o trabalho selecionado entre os melhores desta edição.

A médica provou que o Transplante de Medula Óssea é o único tratamento curativo para a anemia falciforme. Dois mil casos acompanhados pela equipe, novecentos apresentaram cura total.

As ocorrências foram analisadas emvários países entre os anos de 1991 a 2013. A Anemia falciforme é a doença genética mais recorrente no Brasil, principalmente em afrodescendentes.

O Ministérioda Saúde indica que cerca de quatro mil crianças brasileiras nascem por ano com a síndrome, que pode reduzir devinte e cinco anos a trinta anos a expectativa de vida. A doença provoca alteração genética na hemoglobina, proteína que dá a cor avermelhada ao sangue e ajuda no transporte de oxigênio pelo sistema circulatório.

Por isso, os glóbulos vermelhos são defeituosos, têm formato de foice, tornam-se rígidos, entopem os vasos sanguíneos e dificultam a circulação.

AT 06-20
Mande-nos uma Mensagem