São Paulo/SP
HomeEmília Cipriano Sanches educadora brasileira com sólida formação acadêmica e vasta experiência na área da educação infantil. Graduada em Pedagogia e em Serviço Social, possui mestrado em Psicologia da Educação e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além disso, é especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais pelo Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social (INDES) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Emília Cipriano Sanches educadora brasileira com sólida formação acadêmica e vasta experiência na área da educação infantil. Graduada em Pedagogia e em Serviço Social, possui mestrado em Psicologia da Educação e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além disso, é especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais pelo Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social (INDES) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Atualmente, Emília é professora titular da PUC-SP, onde leciona na área de Educação Infantil. Ela também atua como pedagoga efetiva na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo e é membro do Conselho Municipal de Educação. Além disso, é conferencista na área educacional e coordenadora do Fórum Paulista de Educação Infantil .
Sua atuação profissional abrange temas como formação de educadores, políticas públicas para a educação infantil, creches e proposta pedagógica. Ela também é autora de diversas obras que discutem a prática pedagógica e os desafios enfrentados pelos profissionais da educação infantil. Seu livro "Lembra de mim?: desafios e caminhos para profissionais da Educação Infantil" aborda questões como a escuta das crianças, o trabalho com projetos e a formação de professores, oferecendo relatos de experiências vivenciadas em sua prática profissional.
Emília Cipriano Sanches é reconhecida por sua contribuição significativa à educação infantil no Brasil, sendo uma referência para educadores, gestores e pesquisadores da área.
Temas de Palestras
Educação Infantil: Caminhos e Desafios
O papel da escuta ativa da criança
Relação entre cuidar e educar
Aprendizagem baseada em experiências significativas
A importância da ludicidade e do brincar
Formação de Educadores na Contemporaneidade
Formação continuada e prática reflexiva
A valorização do professor como sujeito formador
Planejamento pedagógico coletivo
A relação teoria-prática na atuação docente
A Ética do Cuidado na Educação
Cuidado como valor humano e pedagógico
Práticas inclusivas e respeitosas
Vínculo e empatia na relação professor-criança
Cuidado com o ambiente e com os pares
Políticas Públicas para a Primeira Infância
Marco legal da primeira infância
O papel do Estado e das famílias
Gestão democrática e intersetorialidade
Indicadores de qualidade na educação infantil
A Creche como Espaço de Formação Humana
Creche como lugar de afeto e aprendizagem
Construção de identidade e autonomia da criança
Interações e brincadeiras como eixo curricular
O trabalho em equipe pedagógica
Escuta e Protagonismo Infantil
A criança como sujeito de direitos
Como escutar as crianças na prática pedagógica
Projetos de trabalho baseados nos interesses infantis
Documentação pedagógica como ferramenta de escuta