Emília Cipriano
...

Emília Cipriano

São Paulo/SP

Home

Emília Cipriano Sanches educadora brasileira com sólida formação acadêmica e vasta experiência na área da educação infantil. Graduada em Pedagogia e em Serviço Social, possui mestrado em Psicologia da Educação e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além disso, é especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais pelo Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social (INDES) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Compartilhar:

Emília Cipriano

Emília Cipriano Sanches educadora brasileira com sólida formação acadêmica e vasta experiência na área da educação infantil. Graduada em Pedagogia e em Serviço Social, possui mestrado em Psicologia da Educação e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além disso, é especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais pelo Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social (INDES) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Atualmente, Emília é professora titular da PUC-SP, onde leciona na área de Educação Infantil. Ela também atua como pedagoga efetiva na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo e é membro do Conselho Municipal de Educação. Além disso, é conferencista na área educacional e coordenadora do Fórum Paulista de Educação Infantil .

Sua atuação profissional abrange temas como formação de educadores, políticas públicas para a educação infantil, creches e proposta pedagógica. Ela também é autora de diversas obras que discutem a prática pedagógica e os desafios enfrentados pelos profissionais da educação infantil. Seu livro "Lembra de mim?: desafios e caminhos para profissionais da Educação Infantil" aborda questões como a escuta das crianças, o trabalho com projetos e a formação de professores, oferecendo relatos de experiências vivenciadas em sua prática profissional.

Emília Cipriano Sanches é reconhecida por sua contribuição significativa à educação infantil no Brasil, sendo uma referência para educadores, gestores e pesquisadores da área.

Temas de Palestras

Educação Infantil: Caminhos e Desafios

  • O papel da escuta ativa da criança

  • Relação entre cuidar e educar

  • Aprendizagem baseada em experiências significativas

  • A importância da ludicidade e do brincar

Formação de Educadores na Contemporaneidade

  • Formação continuada e prática reflexiva

  • A valorização do professor como sujeito formador

  • Planejamento pedagógico coletivo

  • A relação teoria-prática na atuação docente

A Ética do Cuidado na Educação

  • Cuidado como valor humano e pedagógico

  • Práticas inclusivas e respeitosas

  • Vínculo e empatia na relação professor-criança

  • Cuidado com o ambiente e com os pares

Políticas Públicas para a Primeira Infância

  • Marco legal da primeira infância

  • O papel do Estado e das famílias

  • Gestão democrática e intersetorialidade

  • Indicadores de qualidade na educação infantil

A Creche como Espaço de Formação Humana

  • Creche como lugar de afeto e aprendizagem

  • Construção de identidade e autonomia da criança

  • Interações e brincadeiras como eixo curricular

  • O trabalho em equipe pedagógica

Escuta e Protagonismo Infantil

  • A criança como sujeito de direitos

  • Como escutar as crianças na prática pedagógica

  • Projetos de trabalho baseados nos interesses infantis

  • Documentação pedagógica como ferramenta de escuta

 

AT 05-25


Emília Cipriano

Vídeos

Palestra com Emília Cipriano
Palestra com Emília Cipriano
Mande-nos uma Mensagem